O esperneio de ambientalistas com derrotas de Marina Silva

Política
Compartilhe

fonte: revista oeste news

Depois de Marina Silva sofrer uma série de derrotas patrocinadas pelo próprio governo, ONGs ambientalistas saíram em defesa da ministra do Meio Ambiente (MMA).

Na noite da quarta-feira 24, a Câmara dos Deputados aprovou um relatório do deputado federal Isnaldo Bulhões Júnior (MDB-AL). O texto, que ainda precisa do sinal verde dos senadores, fez mudanças na medida provisória do presidente Lula que resenhou a Esplanada de Ministérios. Com as alterações, o MMA perdeu várias atribuições.

A Friday for Future Brasil divulgou uma carta assinada por 30 ONGs contra o relatório e o acusou de “tentativa sem fundamento”. “É importante que o presidente Lula e os parlamentares da base aliada se posicionem contra essa tentativa sem fundamento de esvaziar os ministérios em menos de seis meses de governo”, disseram, sem mencionar que o governo patrocinou as mudanças. “Não podemos deixar a boiada passar independente de qual governo esteja no poder.”

marina silva lulaO presidente do Ibama (à esq.), Rodrigo Agostinho, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (à dir.), durante uma sessão na sede do instituto – 22/5/2023 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Funcionários da Associação Nacional dos Servidores de Meio Ambiente também se manifestaram a favor de Marina Silva. Segundo eles, “é necessário questionar a quem interessa esvaziar o MMA, quebrar políticas, em meio a um cenário de mudanças climáticas, e retirar um compromisso com o meio ambiente equilibrado dessas áreas”.

“A nova redação tira importantes instrumentos de política ambiental do MMA, transferindo-os para ministérios sem a competência técnica necessária, além de esvaziar as atribuições do Ministério dos Povos Indígenas”, acrescentou o WWF-Brasil, em um comunicado.