Em declaração controversa contra o governo, Miriam Leitão diz que o ‘Brasil não melhorou’, mas sim ‘o mundo que piorou’

Nacional
Compartilhe

fonte portalbr7.com.br

A jornalista do Grupo Globo, Miriam Leitão, que não esconde que é uma ferrenha critica do governo Bolsonaro, afirmou desta vez que o “Brasil não melhorou, mas sim o mundo que piorou bastante”. Na Globo News, indagada acerca do fato que o Brasil voltou a ser foco de investimentos estrangeiros, com a bolsa de valores recebendo entrada frequente de capital externo, Miriam externou pessimismo.

“Não é que o Brasil melhorou. O Brasil está numa situação de dificuldade também, mas outros países pioraram muito”, afirmou a jornalista, baseada em relator que ouviu de economistas que analisaram o comportamento dos investidores.

A veterana mencionou exemplos como o da Rússia, que passou a ser vista como “um parceiro não confiável”, sobretudo com a guerra contra a Ucrânia. Posteriormente, ela mencionou a Argentina, Peru e Chile, com seus respectivos problemas financeiros.

Ademais, acerca da baixa acentuada do dólar, Leitão disse que isso se dá por conta de uma “desvalorização exagerada” do real nos anos 2020 e 2021.

“No começo da pandemia o dólar estava em R$ 4,00, subiu para R$ 5,70 no fim do ano passado. Houve uma desvalorização de 42%, isso foi o pior desempenho das moedas dos emergentes”, disse ela.