Centro Integrado de Operações Aéreas da Sejusp salva vidas e amplia segurança no interior do Acre

Destaque
Compartilhe

da redação

A Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), foi acionado na última segunda-feira ,25, para prestar apoio de atendimento médico emergencial a uma gestante que sofria com hemorragia e se encontrava em estado de choque hipovolêmico, com o feto já sem vida. 

A paciente Francisca Lima de Souza precisou ser levada, imediatamente, do hospital de Basileia para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco. Fato que necessitou de apenas uma hora de voo. Francisca Lima foi monitorada durante todo o trajeto por equipe médica. Ao chegar na capital, a paciente foi recebida por uma ambulância do SAMU, que a encaminhou ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde foi dado seguimento aos procedimentos necessários.

As ações com helicópteros da Sejusp para resgate e atendimento foram intensificadas nos  últimos dias. Na terça-feira,23, outra equipe médica foi enviada ao Município de Manoel Urbano para atender uma vítima de AVC. Nessa ação, também foram resgatadas duas vítimas de um grave acidente de trânsito, ocorrido no município de Sena Madureira.                                 

A agilidade e especialidade da equipe médica em conjunto com a Sejusp/Ciopaer foram essenciais para as ações de resgate que aconteceram no interior do estado.

Força-tarefa

Atualmente, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), juntamente com a Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PMAC), Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e o Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN), atua com eficácia nas ações da força-tarefa, destacada pela Sejusp, para a região do Alto Acre, desde o último dia dia 5, para a prevenção e combate aos crimes transfronteiriços.
De acordo com o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel Samir Freitas, uma das aeronaves da Sejusp está atuando nos municípios de Epitaciolândia e Brasiléia, onde realiza patrulhamento aéreo, direcionado às áreas de maiores conflitos, auxiliando as operações que ocorrem simultaneamente no solo.

O oficial coordenador aponta que, “nesse período, já foram realizadas, aproximadamente, 20 horas de voo na região, com resultados satisfatórios em todo Alto Acre.
Além de participação na força-tarefa, as aeronaves da Sejusp têm realizado transportes hospitalares, em casos de pacientes que necessitam de uma transferência imediata do Hospital de Brasileia para o Pronto-Socorro de Rio Branco”, explicou o TC Samir.