Da Redação
Cumprindo planejamento da Operação Baixo Acre II, deflagrada de forma integrada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, no início deste mês, a Coordenação de Integração Operacional da Sejusp promoveu, na manhã desta quinta-feira, 25, um exercício de reconhecimento e localização de vias (ramais e trilhas) usadas como rotas de tráfico, contrabando e escoamento de veículos e máquinas (produtos de furto/roubo) para a Bolívia.
Participaram da atividade, além do coordenador Integração Operacional, coronel Glayson Dantas, o delegado de Polícia Civil titular de Plácido de Castro, Danilo César Almeida, integrantes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e o sargento PM S. Gomes, também de Plácido de Castro.
Foram percorridos, por terra e ar, as principais trilhas e ramais que circundam as margens do igarapé Rapirrã e rio Abunã, bem como as demais áreas fronteiriças (Plácido de Castro – Brasil e Vila Evo Morales – Bolívia). A Polícia Nacional Boliviana (PNB), atendendo deliberações do Comitê Integrado de Fronteira, instituído por meio de carta de intenções, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, em abril deste ano, também participa das operações na região.
Com apoio do Exército Brasileiro, participam da Operação Baixo Acre II, além do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e Ciopaer, a Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Polícia Penal e Polícia Civil.