A economista Elena Landau, diretora de privatizações durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), criticou as falas do presidente eleito, Lula (PT), sobre a responsabilidade fiscal, depois do segundo turno da eleição. Elena votou no petista, na disputa contra Jair Bolsonaro, de quem é crítica.
Segundo ela, o discurso de Lula após a eleição “desmoraliza a transição” e vai contra o que se esperaria de uma ampla coalizão política, como foi desenhado na campanha. “É um discurso de PT pelo PT, que ignora os apoios recebidos”, disse Elena, ao jornal Valor Econômico, publicada na quinta-feira 10.
“É um discurso muito pior do que o de 2002”, constatou a economista, ao mencionar que as falas de Lula parecem se contrapor às expectativas de que ele faria uma gestão econômica parecida com a de 2003, no primeiro mandato.
Conforme Elena, “a responsabilidade fiscal é importante para ajudar os mais pobres”. “Assim, não cabem afirmações na linha ‘dane-se a Faria Lima’ e ‘eu sei o que é bom e vou gastar quanto preciso’”, observou. “Se nunca tivessem feito isso, ok. Mas já fizeram, e deu errado, já alocaram o capital de forma errada.”
Esse cenário torna mais urgente a definição de quem será o ministro da Economia, avalia Elena.