fonte: revista oeste mews
O vice-presidente da República e senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos-RS) fez uma publicação na noite de sexta-feira 18 criticando acidamente o Judiciário, referindo-se à mais alta instância do país, o Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, há uma violação do pacto federativo e um estado de exceção em vigor.
Na postagem em seu perfil no Twitter, Mourão escreveu: “Vive-se hoje no Brasil, infelizmente, uma violação do Pacto Federativo, perpetrada pela mais alta instância do Judiciário. Ações inconstitucionais e ilegítimas são adotadas de maneira monocrática, atacando a autonomia federativa”.
Ele segue citando um exemplo que seria essa violação. “Nessa direção, confundem erroneamente ordens direcionadas às ações das PM e DETRANS, violando o Pacto Federativo, situação que materializa um estado de exceção em vigor, fruto da extrapolação do Estado de Direito”.
O vice-presidente não explicou a que ordens equivocadas se referia especificamente.
Há pouco mais de um semana, em 8 de novembro, Mourão elogiou os patriotas do país e criticou a censura. Sem se referir especificamente a ninguém, ele disse que o Brasil vive “tempos decisivos” e criticou a censura que impede o livre debate.