Silvia Waiãpi, cidadã indígena e deputada federal eleita, proferiu um discurso no decorrer de uma audiência pública no Senado em que debateu acerca de perseguições políticas no contexto das eleições de 2022. A parlamentar salientou a presença dos povos indígenas nos protestos que se estendem há mais de um mês em todo o Brasil, após a eleição do petista Luiz Inácio Lula da Silva.
A congressista recordou que os indígenas vêm, desde 1500, lutando pelo direito de ser livres e cidadãos como quaisquer outros, e pediu aos cidadãos que deixem de se comportar como ovelhas e lutem por sua liberdade. Ela disse: “Nós lutamos pelo manto liberdade que hoje vocês carregam, e o povo de vocês, que não está acostumado a lutar, tem permanecido como ovelhas, sendo devorado por lobos. Aprendam a lutar pela liberdade de vocês, como o nosso povo lutou um dia, e são mais de 500 anos!”.
A deputada eleita fez um apelo ao povo brasileiro: “Lutem pela liberdade de vocês! Lutem pelo direito de você! Lutem! Nunca houve, nunca vi perder uma batalha o soldado que se comportou como lobo, então, sejam feras, sejam homens de valor, sejam como nós, povos indígenas, que nunca desistimos do nosso direito, e hoje nós estamos aqui para dizer para vocês que nós somos o maior exemplo de luta pela liberdade, pela coletividade, e vocês podem carregar o manto da liberdade, que é a bandeira desse país. Ela é de vocês tanto quanto nossa. Lutem pela liberdade, como nós guerreamos há tantos anos e como nós lutamos pela liberdade de vocês em 1648”.