Em 1986, Aloizio Mercadante foi escalado pelo PT para defender o Plano Cruzado, que estabelecia o congelamento de preços. Fantasiado de “fiscal do Sarney”, o petista faz elogios à medida econômica, que confirmou ser um inevitável fracasso meses depois. O vídeo antigo voltou a circular nas redes sociais nesta semana, depois de o ex-ministro ser indicado para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
“No Brasil do cruzeiro, quando você vinha fazer as suas compras, a cada semana, os preços iam aumentando”, disse Mercadante. “Agora, estamos vivendo o Brasil do Plano Cruzado, onde a dona de casa vai fazer a compra com uma lista do governo, que congelou o preço dos produtos.” Nas imagens, Mercadante aparece fiscalizando um mercado, para ver se o estabelecimento está obedecendo às ordens do governo. Ele também ataca “empresários” que deixaram de produzir, em virtude da medida do Executivo.
Congelamento de preços
Lançado em 1986, o Plano Cruzado surgiu para conter o avanço da inflação, que atingiu uma taxa anual de 517% entre janeiro e fevereiro daquele ano. Nove meses depois, o Plano fracassou e a inflação voltou. No primeiro bimestre de 1987 a taxa anual de inflação já estava em 337%.