Dallagnol faz grave alerta sobre mecanismos de repressão criados por Lula: ‘ferem de

Nacional
Compartilhe

fonte portalbr7.com.br

O deputado federal Deltan Dellagnol, ex-coordenador da Operação Lava Jato, foi até as suas redes sociais para chamar a atenção acerca de um tema bastante relevante do novo governo federal brasileiro.

Em resumo, o parlamentar eleito publicou um texto onde fala sobre a criação de mecanismos de controle e repressão política do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores.

Deltan chegou a mencionar o livro 1984, de George Orwell, e disse: “O governo Lula parece ter se inspirado no livro para criar, na última semana, um órgão de controle da verdade”. Além disso, Deltan explicou sobre a ilegalidade na criação dos órgãos por decreto e também na própria função, que é contrária à democracia. “Essa “defesa da democracia” a sufoca e mata, ao suprimir a liberdade de expressão e a livre oposição”. 

Ademais, o deputado eleito prosseguiu: “No melhor dos cenários, se esses órgãos não forem usados para perseguir adversários políticos, sua mera existência gera autocensura e “chilling effect”, por medo de represálias. Coíbem e calam a oposição. Ferem de morte nossa democracia.” Disse Deltan Dallagnol e continuou.

“O Estado jamais deve ter o poder de impor sua verdade e condenar vozes destoantes. Discursos de proteção da democracia não devem justificar o emprego de armas que a asfixiam. Nas democracias, é a ampla liberdade de expressão, e não a censura, que assegura o combate à desinformação” concluiu.