Jornalista americano Glenn Greenwald denuncia ‘regime de censura que está crescendo no Brasil’: “Nunca vi um juiz em nenhuma democracia com esse nível de poder”

Nacional
Compartilhe

.com.brportalbr

O jornalista americano Glenn Greenwald, que já fez críticas severas ao governo Bolsonaro e já externou sua predileção por políticas mais a esquerda, não está se calando diante da situação vivida atualmente no Brasil.

Através de suas redes sociais, o comunicador americano denunciou o que ele chamou de ‘regime de censura’, que de acordo com ele, vem crescendo rapidamente no país.

“ÚLTIMA HORA: O regime de censura no Brasil está crescendo rapidamente, praticamente diariamente agora. Acabamos de obter uma ordem de censura que é genuinamente chocante, instruindo várias plataformas de mídia social a remover *imediatamente* vários políticos e comentaristas proeminentes.”, escreveu ele em sua conta oficial no Twitter.

“Não posso exagerar o quão chocante e perigosa é essa nova ordem de censura. É do mesmo juiz que até o NYT vem alertando como autoritário: Alexandre de Moraes. Leia este artigo do NYT. Foi a partir de setembro. Agora está aumentando severamente:”, acrescentou.

“Um sinal de quão repressiva é a situação no Brasil: passei horas com advogados até para saber se posso denunciar isso. Confrontei governos em todo o mundo e esta é a única vez que perguntei: “Devo relatar isso? Posso criticar esse juiz com segurança?”, continuou.

“Nunca vi um juiz em nenhuma democracia com esse nível de poder. Ele se tornou um herói venerado da esquerda brasileira, temido e fora dos limites da crítica”, disse ele