fonte: agencia de noticias do acre
A Polícia Militar do Acre (PMAC) reuniu parte do seu efetivo no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Rio Branco, na manhã desta terça-feira, 7, para receber a palestra “Assédio moral, sexual e importunação no ambiente de trabalho”, ministrada pela advogada, conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC) e ouvidora da Mulher Advogada, Caruline Silva. O evento dá início às atividades comemorativas do Dia Internacional da Mulher.
Mais de cem pessoas prestigiaram o evento. Foto: Wellington Mota
O evento reuniu um público de mais de cem pessoas, em sua maioria mulheres, entre policiais militares femininas de diversas unidades operacionais, inclusive do interior do estado, de especializadas e do serviço administrativo, além de funcionárias civis da instituição e bombeiras militares. Definições, consequências, orientações às vítimas e diferenças entre os tipos de assédio foram alguns dos assuntos tratados por Caruline, que também esclareceu dúvidas dos presentes.
Na abertura, o comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Fonseca, relembrou a época em que ainda não era permitido o ingresso de mulheres na instituição militar e da evolução, com a realização do primeiro concurso, com 20% das vagas destinadas a elas.
“A Polícia Militar está evoluindo junto às mulheres. Já fui comandado por mulheres e tive a oportunidade de aprender com elas. Somos muito gratos por terem escolhido ser militares. As mulheres militares representam muito bem a nossa instituição, não é só na beleza física, mas capacidade técnica e profissional”, disse.
A palestra compõe o ciclo de atividades alusivo ao Dia internacional da Mulher. Foto: cedida
A tenente Priscila Siqueira, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da PMAC, considerou o tema muito pertinente para a instituição, uma data para reflexão e avanço na conquista de direitos. “Foi uma manhã de grande valia para todos os militares, no sentido de um esclarecimento e até de empoderamento para combater esse tipo de prática”, observou.
Estiveram presentes no evento o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Luís Camolez; a defensora pública geral do Estado do Acre, Simone Azambuja; o corregedor-geral da PMAC, coronel Rômulo Modesto; e a assessora jurídica da PMAC, tenente-coronel Marta Renata Freitas, entre outras autoridades civis e militares.
A programação do Mês da Mulher continua durante a semana. Ainda na noite de terça-feira, 7, foi realizada a cantata Notas de Paz, organizada pela banda de música da PMAC, e serão realizados, ainda, atendimentos de saúde e autocuidado para as mulheres, oferecidos pela equipe da Diretoria de Saúde da PMAC.