O mundo paralelo de Felipe Neto

Política
Compartilhe

fonte: revista oeste news

O influenciador digital Felipe Neto, um dos principais apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva, avalia como positivos os primeiros 100 dias de governo petista. O youtuber demonstrou sua satisfação com o atual presidente nesta segunda-feira, 10, nas redes sociais.

De acordo com Neto, Lula deu fim a supostas práticas reprováveis do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A lista inclui o fim do “massacre” dos povos indígenas, a neutralização de garimpeiros, o funcionamento do Ibama, as atividades da Polícia Federal, o retorno do Ministério da Cultura, a recuperação da confiança do país no exterior e a restrição às armas.

Os fatos contra Felipe Neto

Em reportagem publicada na Edição 159 da Revista Oeste, Silvio Navarro e Cristyan Costa destrincham os primeiros meses de Lula no Planalto. “O governo Lula 3 atinge o marco de 100 dias — normalmente um período de lua de mel com a opinião pública e com a imprensa — com muito mais dificuldades do que quando o petista chegou à cadeira no passado”, escrevem. “O grande desafio é na economia, em que o PT não conseguiu montar um plano de voo desde a eleição, e agora Fernando Haddad tem enorme dificuldade para explicar o que está sendo elaborado no Ministério da Fazenda.”

A falta de governabilidade também chama a atenção. Apesar de ter loteado todo o governo para partidos políticos, Lula até agora não conseguiu formar uma base parlamentar no Congresso para aprovar qualquer projeto. Pelo contrário, deve enfrentar três CPIs na largada: dos atos de 8 de janeiro, das invasões do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e do crime organizado. Formalmente, a bancada governista não passa de 130 integrantes na Câmara. “Outro detalhe: tampouco o petista conseguiu a simpatia do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que já mostrou os dentes duas vezes quando Lula ameaçou mexer com a distribuição das emendas parlamentares — o que um dia já foi chamado de ‘Orçamento secreto’ pela velha mídia”, observam Navarro e Costa.