fonte: terra brasil noticias
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, prejudica o país, ao beneficiar uma única parcela da população — a que supostamente estaria “ganhando” com a alta da taxa de juros.
De acordo com Gleisi, o presidente do Banco Central prioriza o lucro de quem vive de rendimentos. E, para isso, prejudica pessoas que estão buscando acesso à casa própria.
“Era só o que faltava agora, Campos Neto reclamar de empréstimos com taxas menores por conta de subsídios para não baixar os juros”, escreveu Gleisi, no Twitter.
A crítica da petista se deu depois da declaração de Campos Neto sobre o crédito direcionado — uma linha de crédito destinada ao setores imobiliário e rural. Ele afirmou que o problema dos juros não são apenas culpa do Banco Central.
“No crédito direcionado, a gente pode fazer a análise do cinema que vende a meia-entrada”, observou Campos Neto. “Se vendo muita meia-entrada e quero ter o mesmo lucro, a entrada inteira tenho que subir o preço. O crédito funciona um pouco assim.”
Atualmente em 13,75% ao ano, a taxa básica de juros é a maior em mais de seis anos — descontada a inflação, estimada para os próximos 12 meses.