fonte: terra brasil
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que o orçamento disponível para pagamento de benefícios previdenciários é insuficiente para zerar a fila do INSS, uma promessa de campanha do presidente Lula.
O tema foi assunto de reunião entre Lupi e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A declaração foi feita por ele em entrevista à GloboNews na tarde desta segunda-feira (24).
Após a reunião, Lupi afirmou que o orçamento deste ano comporta os benefícios previdenciários antigos e mais cerca de 1 milhão vindos do crescimento vegetativo (esperados), mas não o estoque de pedidos represados.
“Para o que está sendo previsto de crescimento vegetativo – de um milhão, 1,1 milhão, que todo ano cresce, entre aposentados, pensionistas, beneficiários da Previdência – está previsto e orçado”, afirmou o ministro da previdência.
“Além do crescimento vegetativo por ano, que é um milhão, você vai ter de 800 a 900 mil a mais, então nós temos também que encontrar uma solução para o pagamento”, disse Lupi.