Foi protocolado um projeto de lei pela deputada federal Rosana Valle (PL-SP), com o objetivo de reduzir os gastos do governo federal durante as viagens internacionais do residente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A proposta visa que Lula se hospede em Embaixadas durante essas viagens, conforme informações do site O Antagonista.
Além disso, a proposta da deputada Valle busca garantir maior transparência na utilização dos recursos públicos.
De acordo com o projeto, as Embaixadas Brasileiras deverão disponibilizar acomodações adequadas e seguras para o presidente da República. No entanto, caso não haja acomodações oficiais adequadas disponíveis, será permitido optar por hospedagens alternativas.
” Mais do que conter gastos, um presidente da República precisa dar o exemplo para os brasileiros durante as viagens internacionais. Queremos que esses gastos exorbitantes com o dinheiro público sejam extintos e que as despesas geradas nessas ocasiões sejam devidamente registradas e publicadas de forma transparente ao público. A hospedagem nas Embaixadas Brasileiras proporcionará uma economia significativa, ao mesmo tempo em que garante a segurança e o conforto do presidente e de seus assessores – apontou a deputada”.
Lula, que está em seu terceiro mandato, já realizou 12 viagens oficiais para o exterior. No sábado (15), ele partirá para Bruxelas, na Bélgica, onde participará da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia.