A nova Barbie de meditação “Breathe With Me” recebeu críticas de um influenciador cristão que diz que o brinquedo está coagindo crianças a práticas satânicas ligadas à ioga.
Fabricada pela Mattel, a boneca, que no Brasil se chama “Barbie Medita Comigo”, é vendida por cerca de R$ 190,00 e a embalagem mostra a Barbie em uma pose de ioga sentada com as pernas cruzadas e as palmas das mãos voltadas para cima. As crianças são encorajadas a pressionar um botão no colar de lua crescente da boneca para ouvir os sons de “cinco meditações guiadas”. O produto foi desenvolvido para crianças a partir de 3 anos de idade.
De acordo com a Mattel: “Esta boneca com tema de meditação celebra uma de suas maneiras favoritas de recarregar usando luzes e sons – a meditação da atenção plena. O conjunto vem com uma boneca Barbie, um cachorrinho e quatro emojis de nuvens. As crianças simplesmente pressionam o botão no colar da boneca Barbie para ativar um dos cinco exercícios de meditação guiada que usam efeitos de luz e som para inspirar sua própria prática.
“Seu filhote a ajuda a visualizar – insira um dos emojis de nuvem em sua cabeça para representar um balão de pensamento meditativo e, em seguida, troque-o para uma nova inspiração de meditação. O cachorrinho ajuda a boneca Barbie a se concentrar com visualização: coloque um dos quatro emojis de nuvem – Love Rainbow, Sad Rain, Happy Sunshine ou Grumpy Red – em sua cabeça para expressar uma emoção; troque-os para expressar um novo sentimento.”
Yasmeen Suri, palestrante cristã e autora dos livros Beautiful Deception (“Bela Decepção”) e The Fake God Reference Guide (“O Guia de Referência do Deus Falso”), foi ao Facebook no início deste mês para alertar os pais de que, sob o pretexto de autocuidado, os métodos da ioga são um convite para um reino espiritual implacável. Suri se deparou com o produto enquanto fazia compras na Target e compartilhou uma foto da boneca que viu nas prateleiras.
“Satanás sempre aparece como inocente. Ele nunca virá com chifres e um forcado. Esta Barbie tem cinco meditações guiadas. Lembre-se, Yoga é hinduísmo”, escreveu Suri no post de 3 de maio no Facebook. “Você não pode separar as poses da religião. Cada pose é projetada para invocar uma divindade hindu no reino espiritual. Já vi crianças serem possuídas por demônios.”
As meditações guiadas também são problemáticas por vários motivos, de acordo com Suri.
“Esta Barbie também ensina respiração profunda (pranayama). Seu animal de estimação também está envolvido. Satanás está atrás das crianças. Ele quer usá-los e doutriná-los para sua glória. Então, quando ele terminar, ele vai destruí-los”, declarou ela.
“À medida que seus filhos crescem, eles ficarão rebeldes, deprimidos e muitos serão suicidas”, acrescentou Suri. “Você não vai entender o que está acontecendo como pai.”
Suri, que vem da Índia, onde o hinduísmo é a religião majoritária, acrescentou que “Deus proíbe todas as práticas de [falsas religiões]. Ela aconselhou os pais a “remover todos os brinquedos e limpar o quarto de seus filhos de todos os anexos demoníacos. Deuteronômio 18:10-12 .”
A postagem de Suri no Facebook acumulou mais de 70.000 reações e quase 50.000 comentários até a tarde da última sexta-feira.
De acordo com seu site, Suri tem experiência pessoal com o reino espiritual porque depois de vir a Cristo, “ela foi liberta de muitas crenças da Nova Era e falsas doutrinas religiosas” nas quais ela cresceu acreditando quando criança criada na Índia. Suri, que agora vive nos Estados Unidos, teve seu testemunho apresentado no programa de televisão cristão “The 700 Club”.
Yoga é desencorajado em muitos círculos cristãos por causa de sua origem espiritual.
“Existem alguns cristãos professos que não têm problemas com os ensinamentos por trás do yoga e alguns têm. Eu sou um que faz”, disse Suri à Newsweek. “Eu acredito que quando nos abrimos para práticas baseadas no ocultismo, há perigos de atividade demoníaca.”