O festival de música Good Vibes, que ocorreu próximo a Kuala Lumpur, na Malásia, comunicou no último sábado (22) o cancelamento do evento, após receber uma ordem das autoridades em relação a um gesto de afeto entre dois homens durante um show na noite anterior, sexta-feira (21).
“O Ministério [de Comunicação e Digital] salientou sua postura inabalável contra qualquer parte que desafie, ridicularize ou viole as leis da Malásia”, disseram os organizadores em comunicado, divulgado neste sábado, pedindo desculpas e prometendo reembolsar o preço dos ingressos já adquiridos.
O Good Vibes teve início na sexta-feira e estava agendado para continuar até domingo (23), com uma série de apresentações, incluindo a da banda britânica The 1975, liderada pelo vocalista Matthew Healy. Durante sua performance, Healy fez um discurso criticando o governo malaio e as leis que tornam ilegais as relações entre pessoas do mesmo sexo.
“Cometemos um erro ao traçar os pontos da nossa turnê (…). Não faz sentido que convidem um grupo como o The 1975 para um país que nos diz com quem podemos fazer sexo”, afirmou o vocalista, segundo vídeos postados pelos participantes do festival.
Logo após as declarações do líder da banda, o baixista, Ross MacDonald, aproximou-se e trocou um beijo na boca com Healy. Pouco tempo depois, o próprio vocalista informou à plateia que foram instruídos a deixar o palco. Em 2019, Healy também beijou um fã durante uma apresentação em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde casais do mesmo sexo também enfrentam penalidades legais.
Após o show na Malásia, onde as autoridades estão considerando proibir a banda inglesa, o The 1975 seguirá para Jacarta, capital da Indonésia, outro país que pune as relações LGBT.