O ex-presidenteJair Bolsonaro(PL) afirmou na 6ª feira (27.out.2023) que só tem “incompetentes e bandidos”no PT, partido do presidenteLuiz Inácio Lula da Silva. Deu a declaração ao comentar do projeto da reforma tributária, emanáliseno Senado, durante evento em Goiânia (GO). Segundo ele, em qualquer proposta que o PT encaminhar o voto pelo sim, o ideal é ser contrário.
“Tudo que vem do PT você tem que desconfiar. Só tem incompetente e bandido. Você pode esperar o que dessa turma?”,indagou Bolsonaro duranteo1º Congresso Nacional do Instituto Harpia Brasil,evento realizadoem Goiânia.
Aaprovaçãoda reforma tributária na Câmara foi motivo dedesgasteentre Bolsonaro eo governador de São Paulo,Tarcísio de Freitas(Republicanos). Ochefe do Executivo paulista declarou ser“95%” a favor do textoapresentado pelo governo Lula.
Assista à declaração de Bolsonaro (41s):
Evento em Goiânia
O evento em que Bolsonaro participou é uma iniciativa doex-deputadoMajor Vitor Hugo(PL-GO). Diversos políticos de direita participaram do congresso, como os deputadosGustavo Gayer(PL-GO),Bia Kicis(PL-DF),Luciano Zucco(Republicanos-RS).
Em seu discurso, Bolsonaro tambémafirmouque orelatórioda CPI do 8 de Janeiro apresentado pela relatoraEliziane Gama(PSD-MA)“é tão desqualificado quanto a senadora”.O ex-chefe do Executivo criticou a proximidade de Elizianecom o ministro da Justiça eSegurançaPública,Flávio Dino.
“Golpe? Desde quando assumi me acusavam de querer dar um golpe. Uma CPI cujo relatório é tão desqualificado quanto a senadora relatora daquela CPI, a serviço do ministro da Justiça”,afirmou Bolsonaro depois de criticar as prisões de extremistas pelos atos contra as sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro.
Elizianeapresentouo relatório da CPI em 17 de outubro de 2023. Pediu oindiciamento de Bolsonaro, do ex-ministro Braga Netto, do tenente-coronel Mauro Cid e de militares. No documento (PDF –íntegra– 25 MB), a relatora afirma que o8 de Janeiro foi“obra do bolsonarismo”e que os atos não foram“um movimento espontâneo ou desorganizado”.
Em resposta às declarações de Bolsonaro, Eliziane disse que o ex-chefe do Executivo foi“o pior presidente da história do Brasil”e que suaspalavras“não valem nada”.Segundo a senadora, Bolsonaro tentou liderar um golpe.