Irlanda do Norte: metade se identifica como “cristão praticante” e 21% dizem que são evangélicos

Gospel
Compartilhe

Os dados divulgados por um relatório publicado pela Aliança Evangélica na Irlanda do Norte “surpreenderam” até quem tinha consciência da forte presença do cristianismo na região.

A pesquisa, realizada pela agência de pesquisas Savanta ComRes na primavera de 2023, mostra que 50% das pessoas na Irlanda do Norte se identificam como “cristãos praticantes”. 17% dos entrevistados disseram não ter religião e outros 31,3% identificaram-se como cristãos não praticantes.

O estudo revelou que “23% vão à igreja todas as semanas”, 35% oram semanalmente e 13% “leem a Bíblia pessoalmente”.

Um em cada cinco é cristão evangélico

Segundo a pesquisa, 21% na Irlanda do Norte se identificam como “cristãos evangélicos” e 13% dizem que leem a Bíblia todos os dias.

Estes dados mostram um compromisso com práticas cristãs entre a população que se destaca quando comparado com dados semelhantes recolhidos nos últimos anos no resto do Reino Unido ou na Irlanda.

“A minha investigação como socióloga sempre destacou a importância da religião na Irlanda do Norte”, disse Gladys Ganiel, professora de Sociologia da Religião na Universidade de Queen’s University, em Belfast. “Mas até eu fiquei surpreso ao ver que essas pesquisas encontraram taxas tão altas de prática religiosa; bem como uma disposição muito mais generalizada de se identificar com o evangelicalismo do que eu teria previsto”.

Jovens mais comprometidos com a fé cristã

O relatório destaca que os jovens entre 18 e 24 anos de idade na Irlanda do Norte que são cristãos praticantes têm maior probabilidade de se identificarem como evangélicos do que as pessoas com 65 anos ou mais (70%, contra 46%).

Constatou também que 65% da população em geral “concorda ou concorda fortemente que existe um papel para a fé na sociedade em geral”.

Davyd Smith, chefe da Aliança Evangélica da Irlanda do Norte, disse: “Sempre suspeitamos que a fé cristã continuava a desempenhar um papel importante na vida aqui e esta pesquisa confirma elevados níveis de identificação e prática religiosa. As conclusões deste relatório nos desafiaram, nos surpreenderam e nos encorajaram!”

“Estamos cientes de que os evangélicos são muitas vezes vistos de forma negativa na mídia”, acrescentou ele, “nossa esperança é que este relatório ajude os que estão no governo e na mídia a nos entender melhor e à religiosidade na Irlanda do Norte”.

Mais dados

Com base nestas conclusões, o organismo evangélico apresentou um relatório que combina as conclusões da pesquisa com uma pesquisa online auto selecionada sobre como os cristãos evangélicos viam a sociedade e as suas próprias comunidades eclesiais.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus