Corpo de Bombeiros realiza aula inaugural do Curso de Mergulho Autônomo

Destaque
Compartilhe

fonte: agencia de noticias do acre

Com objetivo de garantir ampla qualificação para integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), foi realizada nesta segunda-feira, 8, no auditório da Polícia Federal, em Rio Branco, a cerimônia de aula inaugural do 7° Curso de Mergulho Autônomo (Cmaut/2024). Os 35 alunos que irão participar da formação entoaram o hino do Soldado do Fogo no início da solenidade, que contou com a presença de representantes da Segurança Pública do Estado.   

O último curso Cmaut foi realizado em 2016. Na atual edição, além dos militares acreanos, participam também bombeiros militares da Bahia, Polícia Militar (PM) e Instituto Socioeducativo (ISE). 

Aula inaugural foi realizada na manhã desta segunda-feira em Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom

De acordo com o coronel bombeiro militar, Charles da Silva, os serviços do Corpo de Bombeiros cresceram bastante, principalmente no ano de 2023, em que foram registradas 40 mil ocorrências em todo o estado.  

“É necessária essa renovação todos os anos, porque é uma atividade extremamente extenuante e muito perigosa. Então se faz necessário sempre melhorar a qualificação desses militares que irão prestar serviço, porque não existe a palavra erro quando se trata de mergulho, não tem a possibilidade disso”, destacou.  

Além dos militares acreanos, participam também bombeiros militares da Bahia, Polícia Militar (PM) e do Instituto Socioeducativo (ISE). Foto: Neto Lucena/Secom

Na Região Norte há grande índice de atividades aquáticas, em que parte de busca e resgate de bens é realizada por mergulhadores que passaram pelo Cmaut.  

“O mergulho de resgate é uma atividade muito difícil. E esses militares estão buscando a especialização. O militar civil se forma, de modo tradicional, e depois é necessária a busca por especializações em que ele tem afinidade. E ao final, quem conseguir passar por todas as etapas, estará habilitado para cumprir a nova função”, explicou o coordenador do curso, capitão Alexandre Veras.  

Como parte do curso, haverá intercâmbio com outras instituições, como o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e do Mato Grosso, que farão uma troca de conhecimentos com a coordenação, a fim de aperfeiçoar os professores. A grade curricular do curso conta com salvamento aquático, natação e educação física. De acordo com o coordenador, essas disciplinas vão dar condições aos mergulhadores para exercer efetivamente a missão de mergulhar.  

“É exigida de todos os militares uma bateria de exames, para poder confirmar se estão aptos [em termos de saúde] a participar do curso. Esses cuidados são necessários para preservar a segurança e preservar a saúde de todos”, destacou Veras.  

Durante o curso, os militares serão submetidos a testes teóricos e práticos, simulações, operações em piscina e no tanque de mergulho e operações em rios e lagos, entre outros locais, em municípios como Cruzeiro do Sul. “Serão atividades bem completas, para que, ao final, o nosso mergulhador seja capaz de executar sua função com maestria”, explicou o coordenador.  

Durante o curso, os militares serão submetidos a testes teóricos e práticos, simulações, operações em piscina e no tanque de mergulho e operações em rios e lagos. Foto: Neto Lucena/Secom

O governo do Acre, por meio do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Segurança, investiu mais de R$ 1 milhão em equipamentos e demais despesas administrativas e logísticas.  

“Estamos em um outro momento para a segurança pública. Durante o curso deste ano, cada soldado terá seu kit mergulho”, destacou o secretário de Segurança Pública, José Américo Gaia. 

A previsão para a conclusão do Cmaut é dia 4 de maio, quando os soldados concluintes irão se tornar mergulhadores de resgate, profissionais que garantem o alento familiar com o resgate de pessoas ou a recuperação de bens.