Durante os Jogos Olímpicos de Paris, a equipe local do International Mission Board (IMB) está aproveitando para levar o Evangelho às nações. Os cristãos estão organizando um total de seis semanas de evangelismo pré-olímpico, olímpico e paralímpico.
As ações evangelísticas começaram em maio e continuarão até setembro. Cada semana, cerca de 40 e 100 voluntários de curto prazo estarão servindo ao lado de missionários do IMB que vivem em Paris e arredores e várias igrejas francesas também estarão envolvidas.
Após a segunda semana pré-olímpica, o líder da equipe de Paris do IMB, Jason Harris, informou:
“Tivemos 40 voluntários, 14 estagiários de verão, 15 parceiros franceses, oito membros da equipe do IMB de outras partes da Europa, quatro membros da equipe do IMB da Ásia e dois membros da equipe do IMB da África se unindo em parceria com a Antony Baptist Church, nos arredores de Paris, com um propósito: tornar Jesus conhecido”.
O IMB relatou que ao longo do verão, equipes de voluntários virão de igrejas no Alabama, Texas, Flórida, Louisiana, Carolina do Norte, Arizona, Indiana, Kentucky, Geórgia, Arkansas, Mississippi, Illinois, Virgínia, Nevada, Oklahoma e Nova York.
“Tínhamos uma Igreja Batista Haitiana com a qual fizemos parceria em Delray Beach, Flórida. Muitos deles são falantes de francês, e eles foram realmente úteis em termos de comunicação. Todos eles tinham um coração de servo para sair e compartilhar o Evangelho”, contou Jason.
Ao todo, mais de 300 voluntários de curto prazo servirão durante os eventos. Eles representam 35 igrejas batistas do sul diferentes nos EUA, nove organizações paraeclesiásticas, voluntários batistas da Coreia e do Brasil, haitianos-americanos, chineses-americanos, estagiários de faculdade e muito mais.
‘Tornar Jesus conhecido’
Enquanto as Olimpíadas fornecem aos atletas medalhas e reconhecimento global, elas também apresentam uma oportunidade singular de tornar Jesus conhecido. Jason compartilhou que os cristãos já estão testemunhando “vitórias espirituais”.
“Estamos vendo Deus quebrar o solo europeu espiritualmente rochoso e abrir corações para o Evangelho”, disse ele.
E continuou: “Tivemos interações com cerca de 5.400 pessoas em vários projetos, incluindo pesquisas espirituais, distribuição de balões para crianças, inglês de cinco minutos, distribuição de Novos Testamentos e troca de broches olímpicos”.
Os voluntários também organizaram outros eventos em parceria com igrejas francesas locais, incluindo uma exibição de filme evangelístico, um festival infantil, um show de talentos e um torneio de vôlei.
“Tivemos uma excelente interação com pessoas perdidas em cada evento”, contou o líder, destacando que esses eventos oferecem uma conexão divertida e informal entre crentes e não crentes e os apresentam ao Evangelho.
No geral, a equipe já relatou 396 compartilhamentos do Evangelho, 500 cópias das Escrituras distribuídas — uma cópia do Novo Testamento ou o evangelho de João, 10 contatos de engajamento digital feitos, 200 pins olímpicos distribuídos e usados para compartilhar o Evangelho e cinco decisões por Jesus.
Além disso, eles testemunharam que quase 75 pessoas entraram em uma igreja pela primeira vez.
“Cada pessoa com quem interagimos tinha uma história: algumas eram resistentes ao Evangelho; algumas estavam dispostas a parar e conversar por horas; algumas eram extremamente abertas”, disse Jason.
Evangelismo em Paris. (Reprodução/IMB)
Testemunho
O viúvo Philippe foi tocado pelo testemunho de um dos voluntários que passou uma hora sentado com ele compartilhando como Cristo traz conforto à solidão.
Emmanuel, cujo pai faleceu recentemente, também encontrou os cristãos na rua e ouviu a Palavra de Deus. Após uma oração, ele foi convidado para os próximos eventos evangelísticos.
Ele levou sua sobrinha ao clube infantil e conheceu o pastor da igreja local.