colunista: Ivana Cristina ICONES DE BRASILÉIA E EPITACIOLANDIA – Mano Kairala

ICONES DE BRASILÉIA E EPITACIOLANDIA POR IVANA CRISTINA
Compartilhe

colunista: Ivana Cristina

Alberto Kairala era seu nome, mas todos o conheciam por Mano Kairala. Filho de libaneses, estava no seu DNA, o “tino” para o comércio, tornando-se um grande comerciante das “antigas” de Brasileia. Era um homem de bom coração, colocando às vezes seu patrimônio em risco, ao abrir crédito em sua loja, para pessoas que não tinham condições de pagar. Tudo era anotado em um caderno, amarelado pelo tempo, por sua esposa Luzanira Barroso Kairala (Dona Luza) e companheira nos negócios. Ela sim, conduzia os negócios com mãos de ferro. Tio Alberto, como diz minha amiga Maria Anícia Kairala, era um verdadeiro “pé de valsa”. Dançava como ninguém, rodopiando todo o salão com uma “dama” escolhida a dedo, nisso ele era criterioso. Deixava todos boquiabertos com seus magníficos passos e dançava com estilo. De Brasileia a Cobija(frequentador assíduo da Boate Lenon), lá estava ele, majestoso em um salão de festa, encantando a todos que assistiam. Lá ele era o “rei” e deixava qualquer um no “chinelo”. Até hoje ninguém conseguiu superá-lo.
O tempo passou, os grandes comércios do “centro” da cidade, já não tem mais o glamour de outrora. E o comerciante Mano Kairala, assim como os demais, não resistiu à criação da zona franca de Cobija e as constantes alagações, que assolam o município. O “centro” praticamente pereceu. E os antigos fregueses da “rua da frente”, subiram a ladeira e foram comprar na “parte alta” da cidade.
Para os que desconhecem a história, Alberto Kairala era irmão do Senador Kairala José Kairala, assassinado em 1963, em pleno Congresso Nacional, por Arnon de Melo (pai do ex-presidente Fernando Collor de Melo).
Do Mano Kairala guardo uma doce lembrança de um homem que investiu no plantio de cupuaçu na região e deixou uma marca registrada nos seus espetaculares passos de dança. Sem ele, até os bailes de hoje, já não tem o mesmo brilho de outrora.

Saudades de seus amigos, admiradores e familiares.Colaboração: Maria Anícia Kairala e Rosa Amélia(filha da saudosa Açucena)
Ícones de Brasileia e Epitaciolandia