Reportagem: Ivana Cristina
A data do dia de Finados surgiu no século X, na Abadia Beneditina de Cluny, na França, por iniciativa do abade Odilo de Cluny(962-1049), para que os monges orassem pelos mortos e logo foi adotada por toda igreja ocidental.
No Brasil, o Dia de Finados é feriado nacional desde 2002. É um dos rituais mais importantes da tradição cristã católica.
Em nossa região existem dois cemitérios: em Brasileia e outro em Epitaciolandia. Mas, não precisa ser morador de Epitaciolandia para ser enterrado lá e vice-versa.
No dia de Finados, em frente ao cemitério, é um verdadeiro mercado livre, vende-se de tudo: velas, coroas e ramos de flores, para todos os gostos e bolsos.
As bolivianas instalam suas barracas e o vai e vem de fregueses é o dia todo. Mas, há vendedores de: marral, charutos, sucos, geladinhos, pipocas, dentre outras guloseimas. Movimenta a economia local. Os mototaxistas, por exemplo, são muito requisitados.
Há pessoas que têm parentes sepultados em Epitaciolandia, outros em Brasileia e alguns em Cobija.
Em Cobija, Dia de Los Muertos, algumas pessoas, principalmente descendentes de indígenas, oferecem comida aos falecidos(uma espécie de oferenda), contratam bandas de músicas folclóricas para cantar diante do túmulo, alguns bebem, dançam, cantam e oferecem banquetes. Há bandas específicas para essa data. É só contratar.
Em todo cemitério, há o cruzeiro, onde as pessoas acendem velas, para quem está sepultado em outro município, estado, país.
No cemitério de Brasileia há pessoas ilustres sepultadas como: o Senador Kairala José Kairala, Mano Kairala, Vitória Salvatierra, Lau Barroso, Valéria Bispo Sabala dentre outros.
Em Epitaciolandia: o túmulo da Freira Stefanina é um dos mais visitados. Aliás, como o cemitério de Epitaciolandia está um pouco afastado do centro, todos os anos ocorre um enorme engarrafamento. A existência de apenas uma rua faz com que o fluxo de veículos e pedestres sejam constantes.
Dia 02(sábado)há a tradicional missa no cemitério:
•Epitaciolandia: Missa às 8h da manhã, com o Padre Chagas;
•Brasileia: Missa às 7h da manhã com o Padre Robson.
Um dia dedicado a orações e homenagem aos que já faleceram.