Reportagem: Helizardo Guerra
A precariedade da manutenção da Ponte José Augusto tem gerado grande preocupação entre os pedestres que a utilizam diariamente. A estrutura apresenta sinais evidentes de falta de atenção pública, como tábuas podres, rachaduras, ferragens expostas, buracos no piso e até instabilidade em alguns pontos. Além disso, já há falhas na iluminação em algumas partes, e a falta de sinalização de segurança que aumenta ainda mais os riscos de acidentes nos períodos da noite.
Moradores da região relatam que há meses vêm denunciando os problemas às autoridades responsáveis, mas até o momento nenhuma medida concreta foi tomada pelo prefeito de Epitaciolândia, que assumiu a responsabilidade de cuidar e manter a ponte em boas condições. Segundo pedestres que utilizam a travessia noturna, a situação se torna ainda mais perigosa. “A gente passa aqui com medo. O piso está cedendo em algumas partes, e não há nenhum sinal de atenção por parte do poder público municipal de Epitaciolândia.
Além dos riscos para pedestres, a ponte também é utilizada por ciclistas e motociclistas, tornando a falta de manutenção ainda mais preocupante. Com o passar do tempo, a estrutura pode não mais aguentar por muito tempo por falta de atenção e manutenção.
Até o momento, nem a prefeitura de Epitaciolândia nem os órgãos responsáveis pela Secretaria de Obras procuraram a redação do jornal para apresentar a sua versão. Além disso, não houve um pronunciamento oficial sobre o caso. A comunidade segue na expectativa de que as autoridades responsáveis façam a manutenção e tomem as devidas providencias e previnam antes que aconteça algo de pior.