Lula critica voto de pobre em rico: “Ele só é rico porque já roubou”

Nacional
Compartilhe

fonte: pleno.news

Nesta sexta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou que pessoas mais pobres votem em políticos da classe trabalhadora, e não em candidatos que representam as elites.

– É preciso parar com essa ideia. O pobre fala que vai votar no prefeito que é rico porque ele não vai roubar, porque já é rico. Ora, ele só é rico porque já roubou – disse o petista durante evento em Osasco (SP).

Na cerimônia no bairro do Jardim Rochdale, Lula anunciou investimentos do programa PAC Seleções 2025 Periferia Viva – Urbanização de Favelas. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), serão destinados R$ 4,67 bilhões para ações em 49 territórios periféricos de 32 municípios de 12 estados.

– O pobre fica com preconceito contra o pobre. Vou dizer uma coisa: esses deputados que estão aqui são verdadeiros heróis, porque, se juntarem todos os partidos de esquerda, chegamos a 130 deputados. O que leva uma pessoa que mora na periferia a votar num cara rico? Significa que a gente está colocando uma raposa para tomar conta do galinheiro – declarou.

Segundo Lula, o discurso do governo não é de “nós contra eles”, mas de “eles contra nós”. O recurso discursivo do petista foi uma forma de dizer que não são os pobres que estão se revoltando contra os ricos, mas os ricos que exploram os mais pobres.

– Não tem nós contra eles, são eles contra nós. O povo levanta de manhã, vai trabalhar, às vezes pega duas horas de ônibus, no fim do mês recebe um salário de merreca que não dá para fazer tudo. O povo é pacífico, espera no ponto de ônibus, ônibus vem lotado, não consegue pegar. Ainda aparece alguém para roubar o celular dele, é pobre roubando pobre, uma vida desgraçada – afirmou durante a cerimônia.

– Quando eu vejo uma mulher vendo seu celular e passa alguém e rouba, é um desgraçado de um pobre roubando o desgraçado de outro pobre – comentou.

Lula disse que o governo está “tentando diminuir o sofrimento desse povo”. Citou ainda os desvios de recursos nos pagamentos de aposentados e afirmou que o governo começou a devolver o dinheiro aos beneficiários.

– Montaram uma quadrilha para roubar dinheiro de aposentados. Ontem, começamos a devolver o dinheiro que foi roubado para todos os aposentados lesados neste país.

Lula disse, ainda, que “enquanto eu tiver força, saúde e disposição, essa gente que governou este país não volta mais para governar”.