Reportagem: Helizardo Guerra
COLUNA O POVO QUER SABER
Frase de reflexão Luiz Verissimo
“Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.”
Há quem diga que quem canta seus males espanta
Já existe fortes rumores nas esquinas e rodadas de conversas do chá da tarde, que o ex: vereador Joelson Pontes está de vento em popa fazendo campanha para aproxima eleição, IA quem diga que vem forte para ser um pertenço candidato à a prefeito com abençoa de uma, mãos muito fortes do governo segundo os mais próximos de Joelson pontes quem estiver vivo vera”
Canto da sereia ou canto do Boto?
Tem um gestor de um Município do Alto Acre encantando vários políticos da região, alguns ouvem tanto este gestor que quando falam, os olhos chagam brilham, cuidado com o que anda ouvindo pode uma hora dessas se perder e quando for se despertar deste encanto pode ser tarde demais, quem avisa inimigo, não é?
Mandando recado para surdo
Vereadores do Município de Epitaciolândia não subestimem os eleitores, tem de parlamentar se achando muita coisa. Alguns deles andam pisando no chão por que ainda não encontraram uma forma de voar, aliais tem eleitores que segundo comentários se arrependimento matasse estariam mortos, por ter votado errado então comessem a voltar aonde pediram votos fica a dica.
Lugar sombrio
As coisas na câmara de Brasiléia andam meio sóbrios, encontrei um eleitor na entrada da câmara eu cai na besteira de perguntar se pôr a caso estaria sentindo alguma coisa, o eleitor um pouco pálido respondeu, não só sinto um gelo quando entro na chamada casa do povo tem horas que até me assusto com tanta frieza dos políticos desta magistratura, não entendi mais vai que o eleitor tem razão vamos observar!
Blogueiro sem Causa
Existe uma pessoa que se diz Blogueiro em nossa região de Brasiléia que na verdade nem à pessoa mesmo sabe quem ela é mesmo, uma hora vai pra um lado político outra vai para outro, na verdade o ser humano tem que ter um lado? Ou a vida é irônica é em saber que a vida passa para todos até aqueles que se sentem mais espertos cuidado! Tem muita gente de olho em você seja esperto!
Sem Fé é impossível agradar a Deus
A Missão Batista Celular Internacional (MBCI), aquela mesma da “visão G12”, resolveu sacudir Brasiléia neste 5, 6 e 7 de setembro. O congresso dos jovens foi daqueles em que o fiel entra cansado e sai “cheio da graça” — pelo menos foi o que disseram os mais animados.
Popularidade em alta
Já em Assis Brasil, o vice-prefeito Reginaldo Martins anda surfando na onda da popularidade. Eleitores dizem que o homem é “atencioso e respeitoso”, o que, convenhamos, já é quase milagre no atual cenário político. Teve até eleitor veterano que se orgulhou de ter votado nele em todas as eleições. Fica a reflexão.
Escondendo o leite
Enquanto isso, o ex-vereador Joelson Pontes anda calado demais — silêncio que, em política, nunca é gratuito. Há quem aposte que ele prepara retorno triunfal, desta vez mirando a prefeitura. Afinal, depois de perder “os cavalos selados” duas vezes, talvez tenha aprendido a não deixar a sela escapar. O detalhe: dizem que seus laços com a Casa Civil continuam firmes. Traduzindo: não dá para subestimar quem sabe bater na porta certa.
Gladson Cameli, estadista fenomenal e campeão de votos
Conta-se que seu Lunga, aquele sábio popular, dizia: “Quer saber o segredo de não morrer? É só não morrer”. Pois bem, o mesmo vale para Gladson Cameli: quer saber o segredo de ganhar eleição? É só ganhar. Nas últimas, ele atropelou adversários e agora já se fala em futuro senador. O curioso é que alguns ex-aliados, que ontem se fartavam no mesmo prato, hoje sonham com a cadeira de governador. Usam fala mansa, cara de bom moço e malícia de manual. Mas Gladson — dizem seus fiéis — tem voto e disposição para mandar recado: “quem manda aqui ainda sou eu”.
O desespero bate à porta
Quem anda batendo à porta não é o progresso, muito menos o asfalto prometido em palanque. Quem vem mesmo é o desespero — e não é pouca coisa. Os munícipes de Epitaciolândia, cansados e já sem paciência, perguntam-se se o prefeito reeleito e sua equipe ainda lembram da promessa de ladrilhar todas as ruas. Porque até agora, o que se vê é poeira, lama e silêncio.
No ramal do Riozinho, por exemplo, o clamor é o mesmo: “Prefeito, faz alguma coisa por nós! O verão está acabando e nada de arrumar esse ramal.” A impressão é de que a prefeitura virou especialista em esperar a chuva chegar para depois reclamar que não dá mais tempo.
Os mais céticos já não poupam ironia: “Epitaciolândia tem prefeito? Nem sabia que a cidade tinha administração.” E, de fato, fica a dúvida — se tem governo, anda escondido, talvez em férias prolongadas.
Falta de aviso não foi. O que sobra é promessa não cumprida, lama nos pés e uma paciência que já se esgotou. Enquanto isso, a cidade segue esperando o milagre do asfalto que, pelo jeito, não passa de lenda de campanha.
E para encerrar, uma pedrada filosófica de Luiz Fernando Verissimo:
“Conhece-te a ti mesmo, mas não fique íntimo.”