Reportagem: Helizardo Guerra
Foi realizada em Brasileia, na sede da Secretaria de Estado da Educação (SEDUP), uma importante formação voltada para o fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. A iniciativa integra as ações desenvolvidas pela Escola de Conselhos e pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA), com apoio do Fundo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (FAC).
De acordo com a presidente Joana Bandeira, uma das articuladoras do evento, a formação tem proporcionado significativo avanço no conhecimento técnico e social dos profissionais que atuam na rede de proteção.
“Essa formação traz mais conhecimento para a sociedade, principalmente no que diz respeito às ações e ao fortalecimento do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente. É um momento importante para que os profissionais compreendam melhor seu papel e possam desenvolver melhorias em favor das nossas crianças e adolescentes”, destacou.
O curso ocorre de forma simultânea em diferentes municípios, alcançando três cidades da região. Segundo Joana Bandeira, o grupo já concluiu o primeiro módulo e segue agora com o segundo.
“Além do aprendizado, essa formação representa um avanço muito grande na gestão do FNDCA. Hoje também teremos a satisfação de entregar nossos planos de ação, o que demonstra o compromisso do município com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância”, acrescentou.
Brasileia tem se destacado na execução dessas políticas e recebeu, no último ciclo, o Selo UNICEF, sendo a única cidade da regional do Alto Acre a conquistar o reconhecimento.
“São etapas e metas que cumprimos ao longo de quatro anos. No ano passado, também fomos premiados no Maracana-Nuca, conquistando o primeiro lugar – superando municípios de maior porte, como Salvador Ferreira. Isso mostra o comprometimento da nossa equipe e da gestão com a causa da infância”, enfatizou Joana Bandeira.
Durante o evento, os participantes também assistiram à palestra do sociólogo Ney Araújo, que ressaltou a importância da formação para o fortalecimento do sistema de proteção em todo o Estado.
“A Escola de Conselhos tem como finalidade qualificar ainda mais todos os atores do Sistema de Garantia de Direitos, para que as ações voltadas à criança e ao adolescente sejam potencializadas em nível estadual. Esse tipo de formação amplia o conhecimento e permite que cada profissional atue de forma mais efetiva, considerando as peculiaridades e realidades locais”, explicou o palestrante.
Para Ney Araújo, os resultados da formação são visíveis e de grande impacto:
“O conhecimento gera transformação imediata quando aplicado à realidade local. O Acre é um Estado com características próprias, e nossos profissionais precisam estar preparados para atuar com sensibilidade, técnica e responsabilidade social”, concluiu.