Reportagem: Helizardo Guerra
O prefeito de Brasiléia, Carlos Armando, concedeu entrevista ao site Defrentecomanoticia e ao jornalista Helizardo Guerra para falar sobre as atuais condições do Rio Acre e as ações adotadas pela gestão municipal diante do cenário climático.
“Tudo o que fazemos é pensando no melhor para a nossa comunidade brasileense. Ontem, tínhamos um cronograma indicando que o rio amanheceria ainda mais baixo. No entanto, quem manda é Deus”, afirmou o gestor.
De acordo com o prefeito, durante a madrugada foi registrada uma chuva intensa, com volume médio de 126 milímetros, o que acabou interferindo nas previsões iniciais. Ele destacou que acompanhou de perto a situação, já que equipes da prefeitura realizavam uma operação tapa-buracos na ponte de Brasiléia, iniciada por volta das 22h.
“A operação acabou sendo mais demorada porque buscamos realizar o serviço com a melhor qualidade possível, dentro das condições que tínhamos. A chuva atrapalhou um pouco, mas conseguimos avançar”, explicou.
Sobre o nível do Rio Acre, Carlos Armando informou que, até a noite anterior, o manancial permaneceu estabilizado por cerca de quatro a cinco horas, sem apresentar elevação ou queda. No entanto, após a forte chuva, houve um aumento aproximado de 22 centímetros. Apesar disso, na manhã seguinte, o rio já apresentou sinais de vazante.
“Na parte alta da cidade, estamos monitorando constantemente, tanto por meio de comunicação e telecomunicação quanto de forma visual. O rio já demonstra uma vazão muito boa, indicando vazante”, destacou o prefeito.
Ainda segundo o gestor, as equipes municipais seguem acompanhando a situação de perto, mas, no momento, não há risco de alagação. “Continuamos confiantes de que, neste período, não haverá transtornos relacionados a enchentes. As previsões estão se confirmando, e isso nos deixa bastante tranquilos”, afirmou.
O prefeito também alertou a população sobre a disseminação de informações falsas. “Temos ouvido comentários alarmistas, dizendo que o rio está estourando ou trazendo grandes riscos. Isso não procede. A situação está sob controle e dentro da normalidade”, reforçou.
Apesar do cenário considerado positivo, Carlos Armando ponderou que fenômenos naturais fogem ao controle humano. “Se Deus decidir mandar mais chuva, não há o que possamos fazer, a não ser proteger a população e retirar quem precisar sair. Confiamos muito em Deus e acreditamos na sua compaixão com o nosso povo de Brasiléia”, declarou.
Por fim, o prefeito informou que a Defesa Civil de Brasiléia segue de prontidão para atender a população. O atendimento pode ser feito diretamente pelo WhatsApp, no número (68) 99250-8970, onde dúvidas e solicitações serão prontamente respondidas.
“A Defesa Civil está à disposição da população para orientar e atender sempre que necessário”, concluiu o prefeito Carlos Armando.