Brasiléia conquista Selo Nacional em alfabetização

Educação
Compartilhe

Por Fernando Oliveira
Fotos: Genoci Nascimento

Brasiléia alcançou um importante reconhecimento na área educacional ao conquistar o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, edição 2025, com nota 107. O resultado foi divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), e pelo Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

A premiação reconhece os esforços das redes municipais na formulação e implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização das crianças. Nesta edição, participaram 4.872 das 5.595 redes de ensino que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Instituído pelo Decreto nº 12.191/2024, o selo valoriza iniciativas exitosas que asseguram o direito à alfabetização na idade certa. Brasiléia integra o compromisso desde a sua criação, consolidando avanços importantes na educação básica.

A cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – 2025 está prevista para acontecer no mês de março.

O prefeito Carlinhos do Pelado destacou o empenho coletivo para a conquista do reconhecimento.
“Essa conquista é fruto de um trabalho sério, comprometido e contínuo de toda a nossa rede municipal de ensino. Investimos na valorização dos profissionais, na melhoria das condições de ensino e no acompanhamento pedagógico. Esse selo mostra que estamos no caminho certo, priorizando a educação e o futuro das nossas crianças”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Raiza Dias, também celebrou o resultado e ressaltou o papel de toda a comunidade escolar.
“É com imenso orgulho e gratidão que parabenizamos todos os profissionais da educação, estudantes e familiares do município de Brasiléia pela conquista do Selo Prata de Alfabetização. Essa importante certificação é resultado do trabalho dedicado, do compromisso diário e da parceria fundamental entre escola e família. Cada educador, cada aluno e cada familiar contribuiu diretamente para esse reconhecimento. O Selo Prata simboliza o avanço na qualidade da alfabetização e o fortalecimento das nossas políticas educacionais. Seguimos firmes, unidos e comprometidos em garantir uma educação cada vez mais inclusiva, equitativa e transformadora para todos”, destacou.