Atenção: Ministro da Defesa, general Paulo Nogueira pede acesso “urgentíssimo” a código-fonte de urnas

Nacional
Compartilhe

fonte portalbr.com.br

O TSE (Tribunal Superior Eleitora) recebeu nova solicitação do Ministério da Defesa – comandada pelo general Paulo Sérgio Nogueira – para disponibilização de código-fonte das urnas eletrônicas. O documento é assinado pelo próprio ministro e pede o acesso em caráter “urgentíssimo”, dentro dos procedimentos de fiscalização previstos em resolução da Corte.

O prazo apontado no ofício encaminhado a Edson Fachin é de 2 a 12 de agosto de 2022. A solicitação faz parte de demandas do ministério para fiscalização e auditorias nas urnas.

O Tribunal Eleitoral confirmou a entrega do documento, encaminhado nesta segunda-feira (01). O acesso aos códigos-fonte do sistema de votação, todavia, foi aberto em outubro do ano passado para todas as entidades cadastradas na auditoria, de acordo com informações do jornal Metrópoles.

Tendo em mãos o acesso ao código-fonte, o ministério poderá testar a tecnologia por trás do sistema, encontrar possíveis falhas e indicar melhorias, por exemplo. O intuito é conferir a confiabilidade do sistema eleitoral.

Por fim, o general especifica que a celeridade no pedido deve-se ao “exíguo tempo disponível até o dia da votação”. O pleito eleitoral no país ocorrem no dia 2 de outubro.