O casal Joseph e Essence Green testemunhou o poder de Deus após o nascimento prematuro da caçula, Grace, nos Estados Unidos.
A menina nasceu em julho de 2019, com apenas 23 semanas de gestação: “Os médicos não estavam muito otimistas. Para eles, ela tinha uma pequena chance de viver”, disse Joseph Green à CBN News.
Além da pressão de lidar com a bebê na UTI neonatal, o casal enfrentou desafios para conciliar o cuidado com outros três filhos, com idades entre 8 meses a 12 anos, e com o trabalho.
“Não saber se minha filha sobreviveria, tendo um bebê de oito meses em casa e mais duas crianças além disso. Foi muita coisa e eu senti que não conseguiria lidar com isso”, relatou Essence.
Em 6 anos de casamento, Joseph e Essence raramente discutiam. No entanto, nesse momento, as divergências se transformavam em discussões e acusações. Como filhos de pais divorciados, ambos dizem que foram tentados a lidar com o conflito como seus pais fizeram.
“Como eu vou fazer isso? Como eu vou sobreviver a isso? Meu pai não fazia parte da minha vida. Então, ele me ensinou que quando as coisas ficam difíceis, basicamente, é só ir embora”, contou Joseph.
Joseph e Essence Green durante um aconselhamento de casais. (Foto: Reprodução/CBN News)
Apesar da crise no casamento, as orações por Grace continuaram e, aos poucos, ela apresentava melhoras. Joseph e Essence admitiram que, em certos momentos, questionaram a Deus sobre a situação de sua bebê e do casamento.
Até que eles começaram a depender do Senhor, apesar dos desafios: “Deus, não estou fazendo essa coisa de marido direito. Não estou sendo um exemplo como pai. Então, Senhor, preciso de Ti. Este é um momento em que realmente preciso me render e, apenas permitir que Tu me ensines como desempenhar esses dois papeis. Porque estou falhando”, afirmou Joseph.
E Essence acrescentou: “Às vezes pensamos que precisamos ter essas orações elaboradas e coisas diferentes. Mas, eu apenas sussurrei: ‘Senhor, por que estou lidando com isso?’”.
‘De volta à vida’
Em outubro, depois de ver Grace lutar por sua vida durante três meses, Essence recebeu uma ligação do hospital para que ela comparecesse ao local imediatamente.
“Eu chego ao lado da cama dela e tinha muitas pessoas de pé, eles estavam tentando reanimá-la”, relembrou Essence.
“E eu olhei para a minha bebê e, naquele momento, os médicos me disseram que trabalharam por duas horas e meia. Ela estava sem vida e um médico disse para eu chamar minha família e preparar o funeral”.
Ao declarar o nome de Jesus, enquanto ainda estava falando com o médico, Essence foi informada de que a bebê voltou a apresentar sinais de vida.
“Ele trouxe minha bebê de volta à vida. Eu entendi naquela hora que Deus estava comigo, Ele disse em sua Palavra que nunca me deixaria nem me abandonaria. Jesus está comigo sempre. E isso foi reconfortante”, contou Essence.
“Isso foi simplesmente uma virada de chave para mim também. Deus nos mostrou que Ele ainda está conosco”, declarou o pai.
A família Green. (Foto: Reprodução/CBN News)
Restauração da família
Com uma nova perspectiva, os Greens começaram a trabalhar para trazer a paz de volta ao lar e ao casamento.
Por meio da oração e aconselhamento dos líderes da igreja, eles perceberam que precisavam colocar Deus no centro de suas vidas novamente.
“Nós nos recuperamos e pedimos desculpas um ao outro sobre como nos tratamos durante nosso estresse”, disse Joseph.
“Eu sinto que Deus está tocando o coração dele. Ele está sendo o Joseph que eu sei que conheci e está sendo mais atencioso com meus sentimentos. Ele está me amando mais. Ele tem sido aquele lugar seguro para mim que eu sei que ele é”, afirmou Essence.
Depois de mais de um ano, Grace teve alta. Embora ela ainda precisasse de cuidados contínuos, Joseph e Essence mantêm a esperança em Jesus.
Tempo depois, o casal fundou o ministério “The Marriage Makeover” (“A Transformação do Casamento”) para casais cujos relacionamentos precisam da cura de Deus.
“Eu digo isso o tempo todo, a Grace me ensinou como ter graça. Você ainda tem desafios, mas é sobre como você lida com os desafios. Nada de apontar o dedo, mas olhar para Deus e perguntar: ‘O que faremos?’”, compartilhou Essence.
E Joseph concluiu: “Olhar para trás e ver onde estamos, só mostra o quão bom Deus é. Como Ele esteve conosco a cada passo. Mesmo quando não sentíamos que Ele estava presente. Ele é forte, glorioso e justo”.