Bolsa cai e dólar sobe depois de mudança na Lei das Estatais

Política
Compartilhe

fonte; reviste oeste news

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3), começou o dia em queda e o dólar, em alta, nesta quarta-feira, 14, refletindo, sobretudo, o cenário político e fiscal no país. Pouco depois das 12 horas, o Ibovespa caiu 1,84%, aos 101.632 pontos, e o dólar comercial subiu 0,53%, cotado a R$ 5,344.

As ações ordinárias da Petrobras tiveram a maior queda nesse horário, recuando 7,91%. As preferenciais apresentaram queda de 7,29%. O Banco do Brasil também estava entre as maiores perdas do principal índice da bolsa brasileira, com queda de 4,83%.

O principal motivo foi aprovação, na Câmara, do projeto de lei que altera a Lei das Estatais, para incluir uma redução no tempo de quarentena para indicados ao comando de estatais que tenham participado de campanhas eleitorais. O texto, aprovado com 314 votos favoráveis a 66 contrários, segue agora para análise do Senado.

O mudança legislativa vai permitir que Aloizio Mercadante assuma a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sem enfrentar os limites impostos pela lei aprovada no governo do ex-presidente Michel Temer (2016-2018).

Se aprovada, a mudança reduzirá de 36 meses para 30 dias a quarentena exigida para quem tem atuado numa campanha eleitoral ou participado de decisões partidárias, o caso de Mercadante. O projeto aprovado também facilitou as indicações para conselho diretor ou diretoria colegiada das agências reguladoras.

Na terça-feira 13, a Bolsa já tinha fechado em baixa, com a indicação de Mercadante para o cargo.