Reportagem: Helizardo Guerra
A secretaria de Saúde de Epitaciolândia, tida como a única pasta que funciona mais ou menos na gestão Sérgio Lopes, recebeu um duro golpe nesta sexta-feira dia 06, quando equipe do CRM vistoriou a Unidade Básica de Saúde José Cândido de Mesquita e no local constatou graves problemas de estrutura do prédio, com rachaduras nas paredes colocando em risco a saúde e a vida das pessoas.
Por ironia do destino, a máscara da gestão caiu imediato a uma comemoração que a prefeitura fazia por ter aparecido em primeiro lugar no previne Brasil que é uma forma de corrigir distorções nos investimentos na Atenção Primária à Saúde (APS), e não uma ferramenta para medir a qualidade na saúde como a prefeitura estava comemorando de sorriso rasgado.
Para completar a situação, conforme pesquisa no site do Ministério da saúde, a proposta com o Previne Brasil, é inovação no modelo de financiamento público, o que há de reconhecer que a prefeitura de Epitaciolândia inovou apenas na questão de realizar itinerantes, todos os finais de semana, porém o acesso e melhoraria da qualidade, que é objetivo do Previne Brasil, por sí só a imagem postada pelo CRM fala tudo.
Há meses o vereador José Maria denunciou a situação de calamidade estrutural na unidade de Saúde José Candido de Mesquita e na Unidade do Bairro José Hassem, onde nessas duas unidades não existem mais atendimentos odontológicos por que o laboratório não oferece condições adequadas, como o prefeito prega que tudo que os vereadores falam é perseguição, o CRM veio e cravou que a denuncia de José Maria é o reflexo da verdade.
Se a saúde de Epitaciolândia é a melhor do Acre, alguma coisa tem de errado pois é comum as pessoas reclamarem da falta de medicamentos básicos na farmácia municipal, da falta de atendimento odontológico e agora para fechar o caixão, as unidades de saúde podem ser interditadas, por incapacidade da gestão.
Se tem uma coisa que mudou na saúde em ralação a outras gestões é que agora tem itinerante todo final de semana, mas isso não garante melhora no atendimento do povo como um todo. Chega de maquiagem.