Nesta quinta-feira 10, o prefeito Carlinhos do Pelado fez um balanço positivo das principais ações desenvolvidas pela sua equipe nesses 100 primeiros dias de gestão municipal.
O gestor tem encantado a todos com seu jeito carismático e particular de tocar a administração de Brasiléia, alcançando avanços significativos na saúde, educação, planejamento, infraestrutura da cidade, assistência social e outros serviços básicos e essências para o bom andamento da prefeitura.
Para se ter uma ideia, na área de saúde as medidas adotadas pelo secretário Francélio Barbosa como a noturno das UBSs Tufic Mizael e Antônio Monteiro, oferecendo também atendimento odontológico e o funcionamento noturno da farmácia municipal caíram como luva nos anseios da população.
A secretaria de saúde oferta telemedicina com várias especialidades disponíveis para a população, e ampliou o olhar Meu mundo oferece tratamento várias crianças do TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.
Na educação, o prefeito Carlinhos do Pelado não mediu esforços para que a secretária Raysa Dias colocasse em prática a realização de processo seletivo com vagas para professor, mediador, auxiliar de sala, agente de campo, assistente educacional, psicólogo e nutricionista.
A secretaria de educação realizou melhorias e reformas de escolas, proporcionou capacitação aos seus servidores, fez entrega de merendas nas escolas de difícil acesso, presenteou várias escolas com freezer, bebedouros e ar condicionados, além de entregar parquinhos e brinquedos nas creches e escolas infantis do município tanto na zona urbana quanto na zona rural.
Os dados da secretaria de agricultura são animadores. Nesses 100 dias o secretário Mário Jorge Fiesca diversifica suas ações no atendimento ao homem do campo com serviços de grade, niveladora, plantio e colheita de milho para a produção de silagem, entrega de implementos e equipamentos agrícolas até o transporte de mudas e produtos a serem comercializados na feira municipal.
A secretaria de agricultura, idealizou e pôs em prática o serviço “Som e Sabor”, com musica ao vivo toda última sexta-feira do mês no mercado municipal e realizou um sonho antigo dos vendedores de frutas, verduras e hortaliças na feira municipal que era a instalação de rede de internet gratuita para os vendedores e consumidores melhorando o pagamento dos produtos via pix ou maquininha.
Outro pilar da gestão Carlinhos do pelado é a secretaria de obras, mesmo diante das dificuldades enfrentadas no inicio do ano com o período invernoso e trafegabilidade de veículos pesados castigando as principais ruas da cidade, o secretário Josué Elias, foi ajustando os ponteiros e até a operação tapa buracos já entrou em ação no município em parceria com o DERACRE e DNIT.
A secretaria de obras aliás, é a menina dos olhos do prefeito Carlinhos do Pelado, por conhecer como a palma da mão a dinâmica da pasta com a experiência adquirida quando ali passou.
É visível o quanto a cidade tem melhorado desde o lançamento da “Operação Presença”, no 1º dia de 2015, fazendo os serviços de roçagem, capina, recolhimento de entulhos, desobstrução de bueiros e iluminação pública. Fruto dessa operação, Brasiléia reduziu em 70% os casos de dengue em 2025, em comparação a 2023 e 2024.
Paralelo aos trabalhos na cidade, a secretaria de obras tinha sempre uma equipe de campo atendendo os produtores rurais, recuperando, construindo pontes, melhorando ramal e garantindo a trafegabilidade constante em todas as localidades.
Acompanhe abaixo, os números da gestão Carlinhos do Pelado, por secretarias, nesses 100 primeiros dias de administração:
SECRETARIA ASSISTÊNCIA SOCIAL (Suly Guimarães)
* Atualização nos Sistemas dos SUAS (Sistema Único de Assistência Social); * Planejamento para as novas ações de 2025; * Capacitação técnicas de gestão e aplicação dos recursos; * Atualização dos Sistemas do SUAS ( Cras, Creas e Criança Feliz) * Reestruturação do Programa Criança Feliz; * Mudança de Local da sede do CRAS; * Planejamento para a reforma do CREAS, Centro do Idoso e Secretaria de Assistência; * Capacitação dos Conselheiros Tutelares; * Abertura das atividades no Centro do Idoso; * Alinhamento com os presidentes dos conselhos( Tutelar, Assistência e CMDCA); * Encerramento dos cursos de (Cabelereiro e Manicure) * CURSO de corte e costura em parceria com o SEBRAE; * Programação do mês da Mulher (Roda de conversa, panfletagem, Bazar solidário) * Capacitação técnica para equipe através do TCE; * Reestruturação da equipe de visitadores e cadastradores do Programa Bolsa Família; * Capacitação técnica dos visitadores e cadastradores; * Inicio do calendário de visitas aos beneficiários do Programa Bolsa Família para a atualização cadastral nos bairros e zona rural.
SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTES e TURISMO ( Arlete Amaral, Clebson Venâncio e Bil Rocha)
* Realização do 1º ROCK NA FRONTEIRA; * CARNAVAL 2025 MOVIMENTANDO A ECONOMIA LOCAL, RESGATANDO DESFILE DE BLOCOS, ESCOLHA DE REALEZA DO CARNAVAL E INTEGRAÇÃO COM BLOCOS DA BOLÍVIA; * Primeiro campeonato de Baladeira; * Desafio de futsal em Xapuri – (GOLEADA DE 8 X 0 ), SOBRE A SELEÇÃO DE XAPURI NO ANIVERSÁRIO DA PRINCESINHA DO ACRE; * Torneio de futsal feminino (DIA DA MULHER); * Primeiro desafio de Airsoft (Airsoft é um esporte de simulação de combate armado usado como treinamento policial, treinamento militar ou esporte recreativo.); * Torneio de futsal do Nazaré; * Campeonato no km 19 (Associação Wilson Pinheiro); * Copa Internacional de Futsal; * 1º CAMPEONATO DE PESCA EMBARCADA (COM EMBARCAÇÃO), em Brasiléia.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO ( Goreth Bibiano)
* Seleção PAC – para a Construção de 01 UBS, no KM 59 – construção do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), no bairro Marcos Galvão – construção de 01 escola do ensino infantil no bairro Marcos Galvão – execução de drenagem no bairro Alberto Castro; * Implantação do SEI (Serviço Eletrônico de Informação); * Cadastro de 100 casas populares; * Aquisição de 01 ônibus Escolar; * Construção de Espaço Esportivo Comunitário no Km 26; * Combo de equipamentos para UBS; * Kit de equipamentos para teleconsultas; * Aquisição de Unidade Odontológica móvel (Van); * Aquisição de caminhonete para a Sec. De Educação; * Aquisição de caminhonete para a Sec. De Assistência Social; * Licitação para compra de Peladeira de Arroz para agricultura; * Aprovação de projeto de Pavimentação de Ruas; * Doação de terreno para construção da escola Graça Rocha.
FINANÇAS e CADASTRO ( Helen Sabrina, Luciano Augusto)
*Lançamento do Programa de Recuperação Fiscal – Refis; * Ampliação do horário de funcionamento dos bares, restaurantes e distribuidoras; * Legalização fundiária do km 26(vila do Quixadá); * Localização de terrenos municipais para construção de casas populares, creches, colégios; * Retorno das fiscalizações de obras e retirada de entulhos * Retomada das medições de terrenos ; * Fiscalização das aberturas das empresas ; * Projeto para a primeira rua planejada
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ( Raysa Dias)
* Processo seletivo para os cargos: professor, mediador, auxiliar de sala, agente do campo, assistente educacional, psicólogo, nutricionista; * Capacitação através da 1ª jornada pedagógica para as equipes das escolas de ensino fundamental urbano e rural, educação especial e escolas de difícil acesso; * Reparos nas unidades de ensino, urbanas e rurais para melhor atender nossas crianças equipes; * Entrega de parquinhos e brinquedos na creche Maria Lucides, escola nucleada Conci Alves de Melo km 26, escolas infantis Vitoria Salvatierra César, Menino Jesus e Os Pastorinhos; * Entrega de jogos multissensoriais para educação especial; * Entrega de merenda e material didático para 28 professores, 286 alunos das 28 escolas de difícil acesso; * Entrega do café da manha para as escolas nucleadas; * Entrega de material de limpeza para todas as escolas; * entrega de mobiliário: freezer, geladeiras, ar condicionados para as escolas : Francisco Germano da Silva, Elson Dias Dantas, Conci Alves de Melo, Maria do Socorro de Souza Frota, Creche Roma Emilse Silva, Menino Jesus, Vitoria Salvatierra César; * Entrega de jogos de mesa e cadeiras do aluno para a escola de ensino em tempo integral Elson Dias Dantas;
SECRETARIA DE SAÚDE ( Francélio Barbosa)
* Combate a dengue com bloqueio contra o mosquito. * Atendimento em uma UBS referência nos feriados. * Mutirão de vacinação contra influenza nos órgãos públicos e empresas privadas * Atendimento no centro de acolhimento da criança e adolescente do Alto Acre. * Retorno das atividades do projeto corpo em movimento com zumba e funcional. * Atendimento odontológico noturno na UBS Tufic Mizael e Antônio Monteiro. * Duas UBS abertas no período noturno Tufic Mizael e Antônio Monteiro. * Funcionamento da Farmácia municipal durante o período noturno agora. * Telemedicina com várias especialidades disponíveis para a população. * Funcionamento do Centro Meu mundo oferece tratamento várias crianças do TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.
SECRETARIA DE AGRICULTURA (Mário Jorge Fiesca) * 70 hectares atendidas com serviço de Grade, Niveladora e Plantio de Milho na BR 317 km 05, km 06, km 13, km 17, km 23, km 32, Km 60 – Santa Helena, km 67- Porto Carlos, km 69, km 75 e Marcos Galvão; * Colheita de 28,5 hectares de milho para produção de silagem, gerando um total de 1.206,5 toneladas de silagem produzidas até o momento; * Serviço de Destoca leve na BR 317 km 75, km 29 e km 05 Alegria do Carmen e Esperança; * Entrega de 01 Roçadeira Manual no km 75 Seringal Etelve – Associação João Barbosa; * Curso de Instrução de como realizar coleta de solos para Analise Química e Física e posterior leitura pelos Técnicos da Secretaria; * Curso de Cultivo do Café na Comunidade Santa Helena – BR 317 km 60, uma Parceria entre SENAR e Prefeitura de Brasiléia; * Recadastramento dos feirantes da Feira Livre Maria Florêncio do Nascimento; * Lançamento do Sabor e Som no Mercado Municipal Ocimar do Rego Albuquerque; * Inauguração da rede WI-FI de internet na Feira Livre Maria Florêncio do Nascimento; * Início da Colheita de Milho na Br 317 km 04 – Polo Agroflorestal; * Início da Colheita de Milho na Br 317 km 13 – Linha 09; * Transporte de Mudas de Café de Acrelândia e Assis Brasil para Brasiléia; * Transporte de Adubo (Cama de Frango); * Apoio no transporte dos produtos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos); * Apoio no Transporte dos produtos para serem comercializados na Feira Livre Maria Florêncio aos Sábados e Domingos; SECRETARIA DE OBRAS (Josué Elias)
*1º de janeiro de 2025 – lançamento da “Operação Presença”, no bairro Alberto Castro com roçagem, capina, recolhimento de entulhos. desobstrução de bueiros e iluminação pública; “Operação Presença” nos bairros: Francisco José Peixoto; Eldorado; Samauma 1; Samauma 2; Leonardo Barbosa; Centro; 28 de maio, Chácara Nazaré; bairro Nazaré; Agrovila do km 26; Marcos Galvão.
* Dos 17 bairros de Brasiléia, 14 já foram atendidos com a Operação Presença, fruto dessa ação da prefeitura, conseguimos reduzir em mais de 70% os casos de dengue em 2025, comparando os três primeiros meses de 2023 e 2024. * Trabalhos de iluminação pública em todos os bairros da cidade; * Entrega de mais de 60 novas lixeiras espalhadas pelos bairros de Brasiléia; * Inicio da “Operação tapa buracos” em todas as ruas de Brasiléia, parceria com o governo do estado através do DERACRE.
* Na zona rural a prefeitura de Brasiléia realizou a recuperação e construção de 10 pontes (km 13, km 05, km 19, km 52, km 75 ramal Etelvi, e ainda tem mais outras para serem construídas em vários ramais inclusive no ramal do km 60 e ramal km 59.
* Instalação de 08 linhas de bueiros na zona rural ; * Recuperação dos pontos críticos em todos os ramais para garantir a trafegabilidade de produtores rurais, transporte escolar, escoamento da produção.