fonte: terra brasil noticias
Com o grande crescimento de discuções políticas no Brasil, principalmente relacionadas à democracia e censura nas redes sociais, muitos Youtubers se veem na necessidade de procurar novos horizontes e encontram no Rumble uma saída imediata como alternativa ao Youtube.
Mas seria esta realmente a melhor saída, partindo do “pressuposto” que se realmente há uma “censura anti-democrática”, como a Rumble poderia protege-los?
Para saber um pouco mais sobre este assunto, vamos a um breve resumo sobre a Rumble e quais diferênças com relação ao gigante Youtube.
O que é a Rumble?
A Rumble é uma plataforma canadense de compartilhamento de vídeos com sede em Toronto, fundada em 2013 por Chris Pavlovski, tinha uma característica de nicho voltada à vídeos virais.
Em meados de 2020, Devin Nunes, uma figura pública, acusou Youtube de cencurar conteúdo de seu canal e com isso migrou para o Rumble trazendo consigo alguns apoiadores conservadores dando um “boom” para a plataforma que saltou de 1,6 para 31 milhões de usuários de 2020 para 2021.
Um dado importante é que devido à Covid-19 em 2020, muitos usuários foram bloqueados do Youtube, Facebook e outras redes sociais por diceminação de FakeNews e também fizeram a migração do Youtube para a Rumble.
Outras figuras públicas que fizeram migração do Youtube para o Rumble foi Donald Trump – Ex-presidente dos Estados Unidos e recentemente o brasileiro Monark, ambos pelos mesmos motivos citados anteriormente.
Porque os Youtubers migraram para a Rumble?
Acreditamos que a escolha da plataforma Rumble por parte dos Youtubers se deve ao fato de seu então posicionamento contra cancelamentos, como pode ser comprovado no “Sobre Nós” da instituição em citação de seu criador:
Nós somos Rumble
Somos para pessoas com algo a dizer e algo a compartilhar, que acreditam na expressão autêntica e querem controlar o valor de suas próprias criações.
Criamos tecnologias que são imunes à cultura do cancelamento.
Porque todos se beneficiam quando temos acesso a mais ideias, opiniões diversas e diálogo.
Junte-se a nós. Estamos em uma missão para proteger uma internet livre e aberta.