Dez cristãos foram presos no Laos por causa da fé em Jesus, cinco deles eram cristãos tribais. Eles foram presos por autoridades locais em janeiro por se recusarem a negar a fé em Jesus.
Os cristãos foram convocados pelo chefe do vilarejo para um interrogatório. Assim que chegaram ao escritório do chefe foram apreendidos e presos pelos policiais, que já tinham planejando essa ação.
Outros cristãos no mesmo vilarejo relataram que o número de seguidores de Jesus na região aumentou consideravelmente no último ano. Por isso, os líderes locais vigiam a igreja. Eles também disseram que, durante o interrogatório, o chefe da aldeia exigiu que todos abandonassem a fé em Cristo.
Crescimento rápido
Parceiros locais da Portas Abertas acreditam que as autoridades se sentiram ameaçadas pelo crescimento rápido da igreja. Muitos veem os cristãos como riscos para a paz e unidade da comunidade. Um parceiro local está tentando contactar as famílias presas para oferecer suporte a elas.
Alguns dos cristãos presos fazem partes de grupos étnicos do Laos. Eles costumam viajar através da floresta para procurar comida e assim sobreviverem. Por causa das viagens constantes, eles não tinham vínculos fortes com a igreja local, mas isso tem mudado nos últimos meses. Desse modo, comunidades de cristãos étnicos estão oferecendo maior apoio umas às outras.