No último sábado (24), o jornal O Estado de São Paulo publicou um editorial fazendo severas críticas em direção a escolhas de Lula para formar sua equipe ministerial. O veículo de comunicação, que é um severo crítico do governo Bolsonaro, não poupou também suas críticas em direção à Lula.
“É absolutamente decepcionante para o país verificar a atual composição dos ministérios que vai sendo delineada”, diz a matéria.
Dura oposição nos últimos quatro anos ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), o Estadão se mostra inconformado com a forma como o petista vai administrando o início de sua terceira administração do país. O noticioso chama a atenção para a mudança severa de conduta naquilo que, há pouco, se comprometeu o presidente eleito. É um “governo radicalmente petista, justamente o contrário daquilo que foi repetidas vezes prometido”.
“Todos os postos decisivos estão a cargo do PT ou de gente que, por mais que esteja circunstancialmente em outra legenda, sempre teve e continua tendo a mesma visão do PT”.
O jornal ainda acrescenta:
“Nessa composição ministerial dominada pelo PT, há um fato especialmente preocupante. Não é que Lula esteja “apenas” descumprindo a sua principal promessa de campanha, o que, por si só, é grave. No regime democrático, o eleitor merece mais respeito. A monocromia político-ideológica dos ministérios expressa uma profunda incompreensão do atual país a ser governado e dos desafios que terá pela frente”