colunista Ivana Cristina
Colaboração: Gislene Salvatierra
Ícones de Brasileia e Epitaciolandia
Armando Salvatierra Barroso, nasceu em Cobija, filho do boliviano Miguel Salvatierra e da brasileira Rita Barroso Salvatierra. Irmão da conceituada Professora e Escritora Gislene Salvatierra e do Economista Miguel.
Fez seus primeiros estudos na Escola Congregação Americana Maricknoll e depois no Colégio Nacional Antônio Vaca Diez, obtendo o título de Bacharel em Humanidades. Honraria referendada pela secular Universidade Maior de San Simón, Cochabamba, Bolívia.
Pertencente a uma família de classe média, fizeram todos os esforços para que tivesse sua formação médica, um sonho acalentado desde criança. Armando estudou Medicina na Universidade Federal do Paraná e formou-se com honrarias. Especializou-se em Pediatria. A Pediatria sempre foi sua paixão e planejou fazer Doutorado nos Estados Unidos. No entanto, a convite do Governador Jorge Kalume, veio trabalhar no Acre com o médico Fernando Azevedo Correia no Hospital de Clínicas Raimundo Chaar. Dr. Armando fundou a Ala Pediátrica do hospital, que posteriormente levou seu nome. Dedicou-se à ala Neonatal e foi Diretor Geral do Hospital Raimundo Chaar. Doutor Armando acreditava que os serviços médicos deveriam atender a todos e com esse objetivo, organizou inúmeras expedições tanto pelo Rio Acre como pelo varadouro até o Seringal Paraguassu(hoje, Assis Brasil). Necessitava para aquela “empreitada” de apoio logístico.
O Seringal São João do senhor Álvaro César, administrado por Carlito César, foi sua primeira base de apoio.
O Seringal San Vicente, do lado boliviano, pertencente ao seringalista Alejandro Farah(Meleco) e sua esposa Amélia Farrah, foi sua segunda base de apoio. No Seringal Porto Carlos, do lado brasileiro, foi sua terceira base de apoio, pertencente ao Senhor Tufic Saadi e administrado pelo seu filho Eduardo Saadi e sua esposa.
Atendimento médico e odontológico, vacinas, pequenos curativos, remédios e palestras sobre hábitos higiênicos eram levados a todos os moradores ribeirinhos. Em todos os seringais bases, eram recebidos com apoio logístico e alimentação, patrocinado pelos seringalistas. Uma iniciativa que trouxe resultados positivos na época.
Doutor Armando não foi só um pioneiro na Pediatria em Brasiléia e Xapuri, ajudou a trazer a televisão ao nosso município. Participou de várias expedições pelos seringais, acompanhado do Padre José Carneiro. O Padre fazendo as “desobrigas” e Dr. Armando e Equipe vacinando contra sarampo, coqueluche (tosse comprida), tétano e outras doenças, de Xapuri, Brasiléia, Assis Brasil e Sena Madureira. Mesmo em contato com diversos insetos, nunca contraiu malária, leishmaniose nem outra doença, brincava dizendo que: os insetos não gostavam do sabor amargo de seu sangue.
Foi um grande incentivador da construção da primeira e segunda ponte de Brasileia, a Vila Epitácio, no governo de Nabor Júnior.
Dr. Armando é casado com a belíssima Claudete Barchic Salvatierra, pai de quatro filhos: Faye, Michel, Johan e Carlos Alberto. Avó de Davi e Milena. Sempre dedicou seu tempo à família e ao trabalho. Em 1992,
Armando Salvatierra, Luiz Hassem, Sátiro Bento, Luiz Mendes, Ademir Mendonça foram os líderes da Emancipação do Município de Epitaciolandia. Uma multidão aguardava a chegada do Governador Edmundo Pinto, que veio de helicóptero, aterrissando próximo a ponte que liga Brasileia a Epitaciolandia, concretizando um sonho de vários moradores: a emancipação do município de Epitaciolandia, agora era uma realidade.
Em 1994, Doutor Armando Salvatierra foi eleito Deputado Estadual, com expressivo número de votos. Durante seu mandato trabalhou em prol da saúde do nosso estado.
Atualmente, ele se encontra em Curitiba, no Paraná, exercendo a profissão que sempre amou: ” Médico Pediatra”, cercado pelo amor de sua família! Em breve estará lançando um livro. Belíssimas e emocionantes histórias virão da trajetória de um homem que fez muito pelo Acre.