Na manhã desta terça-feira (26), equipes do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fundeseg) e da Polícia Militar (PMAC) realizaram operação conjunta com o objetivo de fiscalizar a atividade de comercialização de metais, recicláveis e congêneres, conhecidos popularmente como “sucatões”.
De acordo com o relatório da operação, mais da metade dos estabelecimentos fiscalizados se encontravam devidamente licenciados e seus responsáveis foram apenas orientados naquilo que tange ao controle de entrada/saída de metais recicláveis e congêneres, “por uma ficha de registro, documento obrigatório e de suma importância para regulação desse ramo de atividade”.
Ainda segundo o relatório, apenas um dos estabelecimentos foi autuado administrativamente, devido à falta de licenciamento. Outra localidade visitada exercia uma atividade não sujeita ao licenciamento de segurança.
As operações voltadas para este ramo têm buscado combater condutas ilícitas, sobretudo quanto aos crimes de receptação e furto de metais. “A regulação dessas atividades trazem uma maior segurança à sociedade por meio da aplicação do poder de polícia administrativa”, aponta o Fundeseg.
A intenção é levar essas operações a todo o interior do Estado, a partir da aplicação do Plano de Fiscalização do Fundeseg (2022), fato que já vem se concretizando desde o mês de fevereiro do ano corrente.