fonte: agencia de noticias do acre
Visando medidas de promoção da segurança no Estado, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), representada pelo titular da pasta, coronel José Américo Gaia, esteve na manhã desta sexta-feira, 17, no município de Acrelândia, para acompanhar na câmara de vereadores a audiência pública sobre os recorrentes furtos de veículos e propriedades.
Audiência pública sobre os recorrentes furtos de veículos e propriedades. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Na oportunidade, os moradores do município relataram suas preocupações com a situação dos furtos, principalmente na zona rural, destacando que há uma grande insegurança dos produtores rurais da região.
O secretário de Segurança, destacou que as medidas já estão sendo tomadas naquela região para contenção de furtos, bem como o plano de implantação do cerco eletrônico, um sistema de monitoramento de vídeo que permite que as forças de segurança do Estado, através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), tenha acesso as imagens de quem entra e sai do município.
Secretário de Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
“Precisamos da união de todos para que isso funcione, assim, há um plano onde os proprietários nas zonas rurais que se disponibilizarem a investir em câmeras em suas fazendas, cedam acesso para o CICC que vai estar fazendo o monitoramento das imagens para que os moradores se sintam mais seguros”, disse.
O delegado-geral da Polícia Civil, José Henrique Maciel, iniciou sua fala com o anúncio da publicação do Diário Oficial do Estado, que coloca o resultado do concurso da Polícia Civil, que vai dispor de 158 novos policias aptos a serem nomeados e aturem na promoção da segurança.
Delegado geral da Polícia Civil, José Henrique Maciel. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
“São 12 delegados, oito escrivães, 118 agentes, 19 peritos criminais e um médico legista. Isso significa que a Polícia Civil e segurança pública nos próximos dias vão ter reforços de policiais em todo o estado”, disse, o delegado-geral.
O vereador e vice presidente da câmara municipal de Acrelândia, Gilberto Salmentes, falou da importância da audiência pública para as melhorias no município. “Confesso, que depois que foi convocado as audiências para as tomadas de decisões em relação a segurança, o município tem melhorado. Temos que agradecer ao governo do Estado e todo o corpo de segurança que estão sempre correspondendo com nossos pedidos”, disse o vereador.
Vereador e vice-presidente da câmara municipal de Acrelândia, Gilberto Salmentes. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Estavam presentes na ocasião, o subcomandante da Polícia Militar do Acre, Emílio Virgílio, o delegado do município, Jhony Lucas, o vice-prefeito de Acrelândia, Eraides Caetano de Souza Graia e a secretária municipal do gabinete do prefeito de Plácido de Castro, Kelly Regina Ibarrola Vieira.