Daniel Baker cresceu em um lar violento e abusivo, e passou grande parte da infância nas ruas dos Estados Unidos.
Após o divórcio dos pais, ele foi molestado aos 7 anos por um membro da família. Mas, quando contou aos pais, eles ignoraram.
“Lembro de me sentir que não era amado e abandonado. Eu não sabia como lidar com essas emoções. Então, passei a ter raiva e fúria, especialmente em relação a Deus”, disse ele à CBN News.
Tempo depois, Daniel começou a se envolver em brigas, beber, fumar e usar drogas. Aos 16 anos, ele se tornou um traficante de drogas.
“As coisas que me atraíram para o tráfico de drogas foram poder e dinheiro. Eu tinha influência, as pessoas queriam drogas e eu tinha o que elas queriam. Então, se as coisas não saíssem do meu jeito, eu agia de forma violenta. Eu estava vendendo drogas e destruindo vidas”, contou ele.
Enquanto isso, sua vida pessoal continuava um caos: “Eu me casei aos 19 anos, e foi um relacionamento muito tóxico. Nós dizíamos que nos amávamos, mas traíamos um ao outro. Nós batíamos um no outro e fazíamos todas as coisas que eu via meus pais fazendo”.
Depois de um ano de casado, ele pegou a esposa o traindo e foi preso acusado de violência doméstica.
“Eu estava sozinho e com medo, porque não tinha mais ninguém. Todo o meu império de drogas estava desmoronando. Tudo pelo que eu tinha trabalhado tanto estava sendo arrancado de mim a ponto de eu não ter mais nada”, relembrou ele.
Na Prisão
Na prisão, Daniel experimentou a graça de Deus à medida que orava e lia a Bíblia: “Eu disse: ‘Deus, se você estiver aí, agora é a hora de me mostrar’. Então, eu deslizei minha mão na Bíblia e comecei a ler. Era uma história sobre um homem chamado Sansão e como ele se casou com uma mulher adúltera. Era como se Deus estivesse me mostrando naquele momento: ‘Eu vejo você. Eu nunca te deixei’”.
Mesmo depois de diversos sinais, Daniel não conseguia seguir em frente: “Eu me sentia indigno. Não acreditava que alguém se interessaria por mim, que alguém se importaria comigo de forma genuína”.
Então, quando saiu da prisão, ele voltou para as ruas e tentou reconstruir seu império. Porém, acabou viciado e sem teto.
“Eu ia morrer nas ruas ou ia morrer na prisão”, disse ele.
De repente, ele se lembrou de uma igreja local, onde passou a ser cuidado e acolhido pelos cristãos.
“Quando eu não tinha comida, eles me alimentavam. Quando eu estava sem teto, eles literalmente me deixavam ficar no prédio da igreja. Eles dedicaram muito tempo do dia deles comigo e não pediam nada em troca. Isso tocou meu coração”, afirmou ele.
No entanto, aos 29 anos, Daniel foi preso por inúmeras acusações e sentenciado a 19 meses.
“Comecei a clamar a Deus, pedi que Ele me ajudasse a sair do ciclo que eu estava vivendo. Porque eu sentia que continuava fazendo a mesma coisa repetidamente e continuava terminando do mesmo jeito. Eu estava quebrado”.
“Eu tinha que abrir mão do controle. Orei e pedi a Deus para me ajudar a ver a verdade por trás de todas as mentiras”, acrescentou.
Nesse momento, Daniel leu um livro cristão que dizia: “Olhe para Jesus. Você vai encontrar a verdade quando olhar para Ele. É somente através de Cristo que chegaremos ao céu. Não há outro jeito”.
“Ok, Deus, o que quer que você tenha para mim, eu farei. Eu farei o que você me disser para fazer”, declarou ele.
Relacionamento com Deus
Daniel continuou lendo a Bíblia diariamente e investindo em seu relacionamento com Deus. Com o tempo, seu coração e sua mente foram curados.
“Deus me ama e vai me encontrar exatamente onde estou. Não preciso ser perfeito para ter um relacionamento com ele. Havia muitas vozes na minha cabeça me dizendo para fazer coisas ruins. E quando eu comecei a ler a Bíblia e seguir o que ela estava dizendo, as vozes desapareceram”, relatou Daniel.
Em 2020, Daniel saiu da prisão e passou a servir a comunidade. Ele consertou um carro que havia roubado e abandonado e o devolveu para o dono.
Depois disso, ele fundou a “Disciple Of Christ Garage”, uma organização sem fins lucrativos que fornece reparos de carros gratuitos para quem precisa.
Além disso, Daniel começou três casas de reabilitação cristãs, onde ele compartilha a esperança que encontrou em Cristo.
“Deus falou comigo: ‘Eu estou aqui, e você pode depender de mim. E eu não vou ser como o mundo. Eu não vou deixar você na mão ou te guiar por caminhos que serão destrutivos’”, disse Daniel.
“Todas as coisas pelas quais eu estava me esforçando e tentando obter com poder ou do meu próprio jeito, assim que me rendi a Deus, Ele me deu. Se eu tivesse acreditado que era tão simples desde o começo, isso teria economizado muito tempo”, conclui.