fonte: terra brasil noticias
O cientista Sérgio Sacani, responsável pelo blog Space Today, contestou as afirmações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a 112ª Conferência Internacional do Trabalho do G-20, realizada na Suíça.
Lula declarou na reunião que existem pessoas “com suas próprias agências espaciais tentando encontrar um planeta melhor do que a Terra para não ficar no meio dos trabalhadores”.
Em resposta, Sacani expressou sua discordância no Twitter, destacando a falta de conhecimento nas palavras do ex-presidente. Ele explicou que bilionários possuem empresas espaciais, não agências, e que essa iniciativa ocorre principalmente nos Estados Unidos, onde a NASA fomenta a exploração espacial desde 2010.
“Eu nunca vi na minha vida tanta coisa errada numa fala só, e isso ainda dita por um Presidente da República. A falta de conhecimento é um problema muito sério!!!
@LulaOficial vamos conversar sobre exploração espacial, infelizmente tudo que você disse aí está errado. 1 – Bilionários possuem empresas espaciais e não agências, eles fazem isso, pois é algo extremamente caro e porque nos EUA a NASA fomenta isso desde 2010, ou antes até. 2 – Ninguém quer encontrar planeta algum, mesmo porque não existe nenhum outro planeta capaz de abrigar a vida humana, as empresas foram criadas para prestar serviço para outras empresas, como acontece em qualquer tipo de negócio. Se quiser trocar uma ideia sobre isso e pensar em como o Brasil poderia entrar nesse setor que é um dos mais importantes da atualidade, estou disposto a conversar!!!”, twittou o cientista.
O cientista também esclareceu que a busca por outro planeta habitável é inviável. Não há nenhum lugar além da Terra capaz de abrigar vida humana. As empresas espaciais foram criadas para prestar serviços a outras empresas, seguindo o padrão de qualquer negócio.
Sérgio Sacani, com quase 2 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, é conhecido por seu conteúdo sobre o ecossistema espacial, abordando desde análises detalhadas de estrelas até transmissões de lançamentos de foguetes.