Gislene Salvatierra

ICONES DE BRASILÉIA E EPITACIOLANDIA POR IVANA CRISTINA
Compartilhe

colunista:

Ivana Cristina
Ícones de Brasileia/Epitaciolandia

As notícias chegavam através do rádio! Cresci ouvindo seu nome, Gislene Salvatierra, Inspetora de Ensino, porém não a conhecia pessoalmente. Esposa do Carlito César, “O Coronel”, com as pessoas o chamava. Figura muito respeitada pelos moradores de Brasileia e Epitaciolandia. Certa vez a vi, estava realizando visita na escola em que eu estudava. Chegou em um jipe do Núcleo com o motorista Tuta(se não me falha a memória). É a Inspetora de Ensino, a Senhora Gislene, informou minha professora! A mulher que eu aprendi a admirar através do rádio, estava ali. Mas, ao cursar Letras, que realmente passei a conviver com a pessoa incrível que tu és. Mulher culta, dona de um carisma fantástico. Conhece tudo de Brasileia, sua gente, sua história, passado e presente. Memória viva de Brasileia. Escritora brilhante. Basta ler as primeiras páginas do teu livro, para perceber a complexidade que foi tuas pesquisas, a árdua tarefa de registrar a história do nosso povo. Uma história que será contada e recontada pelas futuras gerações e “Nas Páginas da Nossa História” é sua consagração como a brilhante escritora que és! Quem ainda não leu, não sabe o que está perdendo.
Tive a honra de ser professora do seu filho César (in memorian), ele era “bonachão”. Certa vez me confidenciou que seu sonho era assistir um jogo de futebol no estádio do Maracanã, um clássico do Fla. Não sei se realizou seu sonho. Só sei que o César nos deixou muito jovem! Em um curto espaço de tempo, perdestes dois filhos, ambos para a violência.
Mas, Deus permitiu que erguesse a cabeça e continuasse na batalha da vida, com força, fé e determinação. Deus nunca largou sua mão. Ele sempre esteve e está contigo em todos os momentos. Reencontramos no Proformação, sobre a Coordenação da Maria Anícia Kairala, como foi fantástico lecionar para nossos queridos alunos da zona rural de Assis Brasil, Xapuri, Brasileia e Epitaciolandia. Uma experiência merecedora de aplausos!
Há três anos nos reencontramos com o pessoal de Letras, turma 1992. Sobre tua coordenação organizamos a Equipe: Jaciane, Dária, Acendina, eu e você, formamos o quinteto de Letras. Reencontro memorável.
Gislene, a escritora! Mergulhei nas letras e viajei no tempo, através do teu livro. Brasileia merece esse presente e só poderia ser escrito por você. As futuras gerações saberão a história da nossa gente, da nossa cultura, da nossa terra.
Hoje, fico feliz em saber que deste um novo e importante passo na sua caminhada na Obra de Maria, na Igreja Católica Nossa Senhora das Dores.
Escrevo hoje, para que você, caro leitor, possa conhecer a história de uma mulher fantástica, que hoje, posso chamar de AMIGA.