Governo Lula extingue programa que incentiva voluntariado

Política
Compartilhe

fonte: revista oeste news

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva extinguiu o programa Pátria Voluntária, liderado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A ação era coordenada pela Secretaria Executiva do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado e estava abrigado na Casa Civil desde 2019.

A ação foi criada por meio de decreto “para incentivar o engajamento e a participação dos brasileiros em atividades voluntárias”. O atual governo mandou extinguir a secretaria e o programa e estabeleceu uma nova estrutura da pasta no dia 1º de janeiro, assim que Lula recebeu a faixa presidencial.

No Instagram, Michelle Bolsonaro afirmou que, desde 1º de janeiro, a equipe se despediu do programa. “Esclarecemos que não estaremos mais à frente do trabalho e das redes sociais do Pátria Voluntária, por ser um programa de governo. Agradecemos a cada um que, durante esse tempo, nos ajudou na construção desta iniciativa, que nasceu com o intuito de espalhar o voluntariado por todo o país”, disse ela.

Segundo os dados oficiais, o programa criado por Michelle ajudou a viabilizar doações para mais de 1 milhão de beneficiários diretos e 3 milhões indiretos. O objetivo era fomentar a prática do voluntariado e estimular o crescimento do terceiro setor, composto de pessoas jurídicas de direito privado que não possuem finalidade lucrativa e exercem atividade de interesse social.

Michelle arrecadava dinheiro de instituições privadas e repassava para as organizações sociais. Uma das últimas ações do programa foi um almoço de Natal oferecido pela ex-primeira-dama em 2022, no Palácio da Alvorada.