Graham diz que cristãos ainda se arriscam na Ucrânia: “As igrejas não fecharam as portas”

Gospel
Compartilhe

fonte guiame.com.br

Pr. Franklin Graham e a Associação Evangelística Billy Graham mostram as lutas dos cristãos na Ucrânia em meio à guerra. (Captura de tela Associação Evangelística Billy Graham)
Pr. Franklin Graham e a Associação Evangelística Billy Graham mostram as lutas dos cristãos na Ucrânia em meio à guerra. (Captura de tela Associação Evangelística Billy Graham)

A guerra Rússia-Ucrânia está completando quase cinco meses de sofrimento, destruição e mortes em solo ucraniano. O conflito, que parece interminável, está levando muitas pessoas a sair do país, tanto cidadãos fugindo dos horrores da tragédia humanitária.

Apesar da aparente guerra sem fim, muitos líderes religiosos e voluntários cheios de Deus persistem em ajudar aqueles que estão em sofrimento profundo.

Motivados pela necessidade alheia, eles se voltaram para dar uma mão, oferecer seus corações e passar um tempo com aqueles que estão sofrendo.

Os ucranianos que perderam tudo – tudo menos a fé – são atendidos por capelães da Associação Evangelística Billy Graham. (Foto: Associação Evangelística Billy Graham)

O evangelista Franklin Graham e a Associação Evangelística Billy Graham – além de outros – estão entre aqueles que ajudaram e ainda estão ajudando os mais necessitados na Ucrânia.

E afirmam que continuarão por algum tempo, motivados pela fé.

O Pr. Franbklin Graham falou, em entrevista exclusiva à Fox News Digital, sobre o extenso trabalho humanitário, beneficente e espiritual que sua organização – em parceria com muitas igrejas na Ucrânia – vem fazendo para atender às necessidades do povo ucraniano.

A organização produziu o vídeo especial “Courage To Stand”, que revela exatamente o que está acontecendo com os fiéis na Ucrânia desde 24 de fevereiro de 2022. Também mostra o trabalho daqueles que acreditam em Deus e se esforçam para ajudar os outros apesar do conflito devastador.

pastor mostra que o trabalho feito pelas organizações que preside tem sido vital para ministrar as necessidades espirituais das pessoas em meio à guerra. Ambas as organizações que ele dirige têm feito isso há muitos anos.

Billy Graham

“A Samaritan’s Purse e a Billy Graham Evangelistic Association trabalham na Ucrânia há décadas”, disse o Rev. Graham à Fox News Digital, compartilhando o contexto mais amplo.

“Meu pai Billy Graham pregou lá durante a Guerra Fria”, disse ele. “E tive o privilégio de proclamar as boas novas de Jesus Cristo em Lviv e Kyiv.”

Graham disse à Fox News Digital sobre “uma rede de 3.200 igrejas ucranianas com as quais temos parceria ao longo dos anos para evangelismo e para o projeto Operation Christmas Child of Samaritan’s Purse”.

Capelães, pastores e outros voluntários associados à Associação Evangelística Billy Graham atendem aos feridos. (Foto: Associação Evangelística Billy Graham)

“Essas igrejas”, disse ele, “estão cheias de pessoas incríveis que continuam a servir a Deus mesmo agora nos tempos mais difíceis.”

Ele disse que quando a Rússia atacou a Ucrânia pela primeira vez em 24 de fevereiro de 2022, “vimos as igrejas imediatamente entrarem em ação para ministrar às pessoas feridas em suas comunidades e além”.

“Essas igrejas não fecharam suas portas”, disse ele. “Elas estão usando seus prédios como centros para abrigar e alimentar pessoas que foram forçadas a fugir de suas casas”.

“Os pastores e membros da igreja ucranianos também estão arriscando suas próprias vidas para entregar alimentos e suprimentos para áreas perigosas nas linhas de frente”, disse Graham.

‘Mostrar o amor de Deus’

Ele contou que um líder da igreja disse: “É importante não correr. Para mim, quero correr – mas como cristão quero ficar … para mostrar às pessoas o amor de Deus.'”

Graham acrescentou: “Isto é exatamente o que a igreja na Ucrânia está fazendo, dia após dia, e agradeço a Deus por seu testemunho firme.”

“Em um conflito como esse, as maiores necessidades são espirituais – e é por isso que a Associação Evangelística Billy Graham fez parceria com essas igrejas para treinar 150 capelães ucranianos que confortaram e oraram com milhares de pessoas que sofrem”, explicou Graham.

Ele disse ainda que a “Samaritan’s Purse entregou mais de 11.000 toneladas de alimentos para a Ucrânia até agora, e estamos distribuindo através de igrejas locais. Samaritan’s Purse também está perfurando poços e montando sistemas de filtragem para fornecer água potável em conflitos – áreas atingidas. Estamos trabalhando com as igrejas nisso e muito mais.”

‘Bravos homens e mulheres’

“Somos gratos por trabalhar com os bravos homens e mulheres que estão cuidando de suas comunidades e compartilhando a esperança de Jesus Cristo”, declarou.

Voluntários atendem um ucraniano ferido e deslocado em meio à guerra. (Foto: Associação Evangelística Billy Graham)

O reverendo disse que, desde o início da crise, “ajudamos mais de 2 milhões de pessoas. E somos gratos por trabalhar com homens e mulheres corajosos que cuidam de suas comunidades e compartilham a esperança de Jesus Cristo”.

No vídeo, Graham diz que “eu queria destacar o trabalho das igrejas na Ucrânia. ‘Courage To Stand’ dá um vislumbre dos desafios que os cristãos ucranianos estão enfrentando”.

“Mas é minha esperança que inspire aqueles que assistem a orar por eles e a serem tão ousados ​​​​em viver nossa fé – mesmo quando a vida estiver virada de cabeça para baixo”.

O programa, com quase 30 minutos de duração, é um relato sobre os horrores da guerra, mas a mensagem deixada ao espectador é que os fiéis estão seguindo em frente.

Desafios

Diante do desafio, eles estão se mantendo firmes com o melhor de sua capacidade.

A Associação Evangelística Billy Graham vem treinando pastores e ministros locais para continuar o trabalho de cuidar das pessoas.

“Provavelmente a parte mais importante do nosso trabalho é o trabalho espiritual”, diz Franklin Graham no vídeo.

Pr. Franklin Graham (à esquerda) ora com equipe de capelães na Ucrânia enquanto ministram aos necessitados. (Foto: Associação Evangelística Billy Graham)

“Todo mundo precisa de Jesus”, diz um capelão na Ucrânia.

Outro líder religioso descreveu sua exaustão depois de atender às necessidades de tantas pessoas por tantas horas todos os dias. “Cada dia era um desafio… eu estava exausto.”

No entanto, como ele também observa no vídeo, “Deus me deu amor para dar esse amor a essas pessoas”.