Ivana Cristina: Ícones de Brasileia/Epitaciolândia Colaboração Leocir Barbosa Trio de Ouro * Leonardo Barbosa * ⁠Ari * ⁠Henrique generoso

ICONES DE BRASILÉIA E EPITACIOLANDIA POR IVANA CRISTINA
Compartilhe

colunista : Ivana Cristina

“Os passarinhos amanheceram cantando… Por estar aniversariando, hoje, a mais querida das amigas, Wanderléia(do Jarinal). Era assim que a gente acordava na década de 80, com o Programa do saudoso Leonardo Barbosa. Ele tinha uma voz de ouro, que encantava todos os ouvintes. Quem não lembra dos grandes locutores da Rádio Educadora 3 de Julho, comandada por Leonardo Barbosa, Ary Rodrigues e Carlos Henrique Generoso. As “melodias”, envolviam os casais apaixonados, que escreviam em uma folha de caderno suas cartinhas. Como esquecer do Programa noturno: O ouvinte é quem manda, comandado por Leonardo Barbosa, que deixava no coração dos nordestinos e sulistas, um “quê” de saudade da sua terra natal. Como esquecer do Programa “Valores da Terra”, o Babá com seu cavaquinho e o Damião com sua sanfona. Eles faziam a alegria do povão.
Ninguém queria perder o horário das mensagens, que chegavam aos radinhos de pilha nas colônias e seringais. Como esquecer do Horário da Ave Maria! Do programa, comandado por Carlos Henrique Generoso: “O mundo do crime”, acontecimentos que pareciam tão distantes de nós. Hoje, a realidade nua e crua. No Programa de Ary Rodrigues era “obrigatório” tocar:
Amado Batista(Princesa), Jane e Herondy(Não se vá), Waldick Soriano(Eu não sou cachorro não…), Almir Rogério (Fuscão Preto), dentre outros, para deleite dos ouvintes. O brega que era chic, embalava o cotidiano.
Era uma rádio a serviço do povo e para o povo.
O rádio “de pilha” comprado no Zé Neto ou em Cobija era artigo de luxo. O único meio de comunicação com o mundo, em muitas localidades.
O tempo passou, tudo mudou. A voz aveludada de Leonardo Barbosa de todas as manhãs calou. Do “trio” de ouro da rádio 03 de Julho, somente a saudade restou.
Tempo áureo aquele!
Aos familiares e amigos de Leonardo Barbosa, Carlos Henrique Generoso e Ary Rodrigues, os meus sinceros agradecimentos.