Jovens estão se voltando para Deus na Grã-Bretanha, revela nova pesquisa

Gospel
Compartilhe

fonte: folha gospel

Uma nova pesquisa sugere que a Grã-Bretanha pode estar passando por uma mudança espiritual, com a crença em Deus entre jovens adultos mais que dobrando nos últimos quatro anos.

A pesquisa YouGov descobriu que 37% dos jovens de 18 a 24 anos agora dizem acreditar em Deus, em comparação com apenas 16% em agosto de 2021. A mesma pesquisa mostrou que o ateísmo entre esse grupo caiu drasticamente, de 49% em 2021 para 32% hoje.

Os números parecem corroborar as alegações de um “reavivamento silencioso” entre as gerações mais jovens. A Bispa de Lancaster, Revda. Jill Duff, disse ao The Telegraph :

“Não estou surpresa com isso… É muito parecido com o que estamos vendo em nossas igrejas”, disse ela.

“Tem havido uma tendência nessa direção — quanto mais jovem você é, mais aberto espiritualmente você é — e estamos vendo uma real abertura a Deus e ao cristianismo, e especialmente ao sobrenatural, na faixa etária mais jovem.

“Acredito que há um despertar espiritual.”

Embora a pesquisa não tenha feito distinção entre religiões, os dados refletem um padrão mais amplo de maior abertura espiritual entre os mais jovens.

A proporção de jovens de 18 a 24 anos que dizem não acreditar em nenhuma forma de Deus ou poder espiritual superior também caiu, de 19% em agosto de 2022 para apenas 12% hoje.

Em contraste, faixas etárias mais velhas apresentam níveis de crença relativamente estáveis. Cerca de um quarto dos jovens de 25 a 49 anos expressou crença em Deus, um ligeiro aumento em relação aos 22% registrados em 2019, mas inferior aos 33% registrados no início deste ano.

Entre aqueles com idades entre 50 e 64 anos, a fé se manteve estável em cerca de 27% nos últimos seis anos. Para os maiores de 65 anos, a crença caiu apenas ligeiramente, de 35% em 2019 para 32% atualmente.

O movimento mais marcante continua entre os adultos mais jovens, onde o que antes era uma crença minoritária parece estar ganhando força.

Ainda não se sabe se isso representa um reavivamento sustentado ou uma fase passageira , mas, como observou o Bispo Duff, os sinais de interesse espiritual renovado são difíceis de ignorar.