O Tribunal Constitucional de Berlim, capital da Alemanha, anulou nesta quarta-feira (16) as últimas eleições legislativas locais, que foram realizadas em setembro de 2021. De acordo com a Corte, o motivo é uma série de falhas no processo eleitoral.
“As eleições na Câmara dos Deputados e nas assembleias distritais são declaradas inválidas em toda a zona eleitoral”, anunciou Ludgera Selting, presidente do tribunal.
Os juízes do tribunal alegaram frequência e gravidade dos erros da votação, além de “falhas sistemáticas na preparação das eleições”. Algumas falhas apontadas foram postos de votação que encerraram temporariamente as atividades, cédulas de voto incorretas ou insuficientes e número reduzido de urnas.
No referido pleito, em 2021, os eleitores de Berlim votaram para eleger os deputados do Bundestag, formado por membros da Câmara dos Representantes e das Assembleias dos 12 distritos da cidade.
Serão preparadas novas eleições, com os mesmos candidatos, nos próximos 90 dias. A data mais provável é 12 de fevereiro de 2023. Atualmente, Berlim está sob o comando da ex-ministra Franziska Giffey (SPD, sigla em inglês do Partido Social-Democrata), que está à frente de uma coalizão formada por ambientalistas e extremistas de esquerda.