Luiz Mendes, o ativista do Alto Acre

ICONES DE BRASILÉIA E EPITACIOLANDIA POR IVANA CRISTINA
Compartilhe

COLUNISTA: Ivana Cristina
Colaboração: Zenilda Matos e Ari Mendes
Ícones de Brasileia e Epitaciolandia

Luiz Mendes era um jovem sonhador, morador do ramal da Fontenele, zona rural de Epitaciolandia. Como a maioria dos jovens, começou a trabalhar cedo para ajudar os pais na roça. A floresta o encantava, sempre teve amor, admiração e respeito por ela. Católico, trabalhou na década de 80 como Monitor na comunidade em que vivia. Mas, nem sempre concordava com o posicionamento de neutralidade política que alguns líderes religiosos tinham na época. Luiz Mendes, começou a participar dos movimentos sindicais com grandes lideranças como: Wilson Pinheiro e Chico Mendes. Nas reuniões, que aconteciam, às escondidas(por perseguição política)na pequena Vila Epitácio, geralmente a portas fechadas e de luz apagadas, ouvia que o homem da floresta precisava conhecer seus direitos e lutar pela preservação ambiental. A partir daí, relatava aos companheiros a importância das associações, e que os associados precisavam estar unidos para obter conquistas em prol da comunidade. Com esse pensamento, em 1980 fundaram a Associação Guerrilheiros do Araguaia, mas enfrentaram problemas burocráticos pela escolha do nome. Foi Presidente da Associação por dois períodos e até hoje, ela segue ativa.
Luiz Mendes foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores na região. Um homem lendário que pregou o amor à floresta e sonhava com um mundo igualitário.
Luiz Mendes casou-se aos 23 anos com Zenilda Matos. No início, não foi nada fácil, foram morar em um paiol no ramal da Fontenele. Com muito trabalho, construíram uma casa de madeira de “ubim” de duas talas. Zenilda começou a trabalhar como professora na Escola Senador Kairala, na zona rural. Juntos tiveram três filhos: Ari Osvaldo(Ari Mendes), Itamar e Joseana. Em 1988, Luiz Mendes se candidatou a vereador por Brasiléia e perdeu por um voto, para Ademir Mendonça. Posteriormente assumiu como suplente. Foi um dos grandes defensores da emancipação do município de Epitaciolandia.
Na década de 90, Luiz Mendes, Osmarino Amâncio, Rosildo e Chicão do Sindicato conseguiram com muita luta, crédito para os pequenos produtores rurais, uma grande e significativa conquista.
No Governo de Jorge Viana assumiu a SEATER, prestando relevante serviço à comunidade. Em 2004, foi convidado para compor a chapa para vice-prefeito com José Ronaldo, ambos eleitos. Sua marca registrada era ser defensor da agricultura familiar e da preservação ambiental, no lugar em que morava, há uma área verde intocada.
Nas eleições para Presidente da República, Luiz Mendes vibrou com o retorno de Lula à Presidência do Brasil. Foram companheiros da época de sindicatos e essa parceria se firmou quando Lula esteve em Brasiléia. Luiz Mendes se considerava um soldado do Partido dos Trabalhadores e era considerado pelos companheiros como um militante ativo, com grande liderança no Alto Acre.
Luiz Mendes e Zenilda formaram seus filhos. Ari Mendes segue a trajetória do pai na política. Atualmente é Vereador em Epitaciolandia.
Luiz Mendes faleceu dia 11 de janeiro de 2023, aos 69 anos, deixando Zenilda, viúva, após 45 anos de casados, um companheiro de vida. Ela, filhos, genro, noras, netos, familiares, amigos, ficaram com o coração enlutado pela breve partida de Luiz Mendes. Hoje, Zenilda está aposentada, morando no mesmo lugar, ao lado dos filhos, genro, noras e netos, refazendo a vida e mantendo vivo o legado de seu esposo.
O lugar em que moravam se encontra recheado de doces lembranças, principalmente no final da tarde, em que paravam para conversar e ele carinhosamente a chamava: “Minha Princesa”.
Durante os domingos, Luiz Mendes e família gostavam de receber os amigos para uma boa conversa. Luiz Mendes foi um pai exemplar, um marido amoroso e um avô encantado pelos netos. Um homem com princípios e dignidade. Ele deixa-nos uma grande lição de respeito e amor à natureza.
À família de Luiz Mendes, minha admiração e respeito.