Mais de 2.300 jovens se renderam a Cristo durante um festival de avivamento na Alemanha, na semana passada.
O “Fire Festival” reuniu uma multidão de 15 mil pessoas na Porsche Arena, na cidade de Stuttgart, de 1 a 5 de outubro.
O evento foi realizado pelo Movimento “Holy Spirit Night” em parceria com a igreja Gospel Fórum, com o propósito de despertar a geração atual a buscar o Espírito Santo.
“Testemunhamos muitas curas, libertações e uma manifestação tangível do poder de Deus durante os dias do festival”, testemunhou Markus Wenz, diretor do “Holy Spirit Night”, em entrevista exclusiva ao Guiame.
Além disso, aproximadamente 80 pessoas foram batizadas no “Fire Festival”. O festival contou com workshops de evangelismo, adoração, arte, liderança, redes sociais e identidade. E também palestras com evangelistas da Europa, culto de oração e evangelismo de rua.
Representando o Brasil, a missionária Elaine Arruda e o DJ cristão Gui Brazil marcaram presença no festival.
Em postagem no instagram, Gui comentou: “Ainda estou digerindo tudo que vivemos na presença de Deus, noite que certamente ficará marcada para sempre, pessoas com fome de Deus na Alemanha. Toda glória seja dada ao nosso Deus”.
A programação também incluiu a Marcha para Jesus, que reuniu mais de 5 mil pessoas nas ruas de Stuttgart, e a conferência de encerramento na Porsche Arena, um dos maiores espaços da região.
Markus Wenz relatou que mais testemunhos de participantes impactados por Deus chegaram após o festival.
“Já recebemos mais de 100 respostas escritas onde as pessoas compartilharam experiências profundas durante o festival – incluindo curas, encorajamento e encontros com o Evangelho nas ruas. Estamos gratos pelos numerosos testemunhos pessoais que nos chegaram”, destacou o líder.
O Movimento “Holy Spirit Night” (“Noites do Espírito Santo”) foi fundado pelo pastor Markus Wenz há 20 anos, com o objetivo de pregar o poder do Evangelho e incentivar a busca pelo mover do Espírito Santo.
Hoje, o movimento realiza cultos de avivamento em 15 países e 35 cidades do continente europeu. Em uma Europa considerada pós-cristã, a organização está promovendo um despertar espiritual.
“Nossa motivação é a paixão pelo Espírito Santo. Ou seja, Ele é o centro da noite e o objetivo é encontrá-lo. As ‘Noites do Espírito Santo’ são caracterizadas pelo louvor, oração, proclamação e liberdade de deixar o Espírito Santo trabalhar!”, afirmou o movimento em seu site.
O pastor Markus Wenz. (Foto: Holy Spirit Night Movement).
Cristianismo na Alemanha
O Fire Festival, com conversões e curas, acontece em um momento de grande crise espiritual no país. A previsão de estudiosos é que centenas de templos católicos e protestantes devem fechar na Alemanha na próxima década.
O principal motivo é a queda no número de membros dessas duas maiores instituições cristãs, o que está forçando a venda ou demolição dos edifícios.
Segundo uma investigação do jornal alemão Süddeutsche Zeitung, 603 templos católicos romanos e 444 locais de culto da Igreja Evangélica da Alemanha (EKD), a principal igreja protestante, foram “desconsagrados”, ou seja, não serão mais utilizados para cultos.
No caso da Igreja Protestante, os edifícios foram vendidos ou demolidos. Muitas agora são utilizadas para fins privados, como restaurantes, academias ou lojas, pelos novos proprietários.
Até 2033, “uma em cada quatro ou cinco igrejas não será mais usada para seu propósito original”, afirma a professora de arquitetura Stefanie Lieb. Ela estima que, na prática, cerca de 10.000 templos deixarão de realizar cultos.
A razão para essa situação é a contínua diminuição no número de membros das duas igrejas. Em 2023, a Igreja Católica Romana na Alemanha perdeu 628.000 membros, enquanto a Igreja Evangélica da Alemanha (EKD) viu uma perda de 593.000 membros.
A principal causa é a saída intencional de membros que não se identificam mais com as igrejas. Além disso, as estatísticas negativas também são impactadas pelo falecimento de membros e pela redução no número de batismos de recém-nascidos.
Em um momento como este, eventos como o “Fire Festival” mostram que a Igreja alemã está viva e que há cristãos dispostos a continuar a pregação do Evangelho.